Emissor – É a pessoa ou organização que comunica algo, é quem emite a mensagem. Este terá que saber qual será o público a ser atingindo, deverá considerar qual será o receptor da mensagem. Há várias considerações nesse sentido. Quando vimos uma propaganda de um determinado produto, por exemplo, Em que precisamos focar a imagem para a criança, mas a mensagem deverá ser passada com estratégia para os adultos, pois eles que irão comprar.
Codificação / Decodificação – Neste deverá ser considerado o que expor na mensagem, o que escrever e como será o texto, que tipo de figuras ou imagem a serem usadas para que o receptor entenda e visualize da melhor forma possível a mensagem. É difícil encontrar uma maneira correta de aceitação em um determinado texto para o receptor, haverá níveis diferentes de pessoas que devem ser considerado. As vezes nos deparamos com exemplos de propaganda onde temos visões diferentes de mensagem captadas. Ou seja, às vezes precisamos ver a propaganda duas ou mais vezes para entendermos o foco da mensagem. Outras nem precisamos ver toda a propaganda para já concluirmos com precisão.
Mensagem – Se editamos uma mensagem com texto simples, mas de boa qualidade no que diz respeito à direção e clareza do assunto termos mais probabilidade de atingir o objetivo sem distorções pelo receptor. É também uma questão de lógica, pois uma mensagem mal elaborada poderá arruinar uma organização na questão da sua imagem. Um exemplo não muito longe ocorrido e tenho até um exemplo com um amigo de faculdade no qual achei errada sua atitude, foi aproveitar seus direitos na propaganda de uma determinada repartição que dizia no texto “Você quer pagar quanto”?? Aproveitou e conseguiu comprar e pagar um televisor de 32 polegadas em infinitos meses e apenas 1,00 por mês. Pode-se chamar isso de distorção seletiva.
Mídia – Há várias maneiras de transmitirmos mensagem por meio de mídias, como e qual a escolha deverá ser considerada o publico a ser atingido, qual o texto, ou imagem a ser usado. Se for por meio de rádio, e-mails, TV, outdoor, de panfletos, tudo isso terá que ser organizado, pois há custo em qualquer tipo de mensagem a ser transmitida. Entretanto às vezes não se consegue um resultado positivo de imediato, mas deverá ter que insistir para melhores resultados.