Foto de Wagner S.
Wagner há 2 anos
Enviada pelo
Site

O processo de detecção de colisões em sub-redes com hubs é..

"Caso haja hubs nas sub-redes, o processo de detecção das colisões será mais complexo"

 

Uma questão de concurso da banca Quadrix diz que essa afirmação é FALSA! Ou seja, o processo de detecção das colisões NÃO será mais complexo, mas como isso é possível se sabemos que o aumento do número de nós aumenta a procura pela largura de banda disponível, aumentando a probabilidade de ocorrência de colisões?

Professor Davi O.
Respondeu há 2 anos
Contatar Davi

É possível que a afirmação seja falsa porque o uso de hubs não afeta diretamente o processo de detecção de colisões, que é realizado pelas placas de rede dos dispositivos conectados na rede.

O uso de hubs pode, no entanto, aumentar o tráfego de rede e a probabilidade de ocorrência de colisões. Hubs são dispositivos de rede que enviam todos os dados que recebem para todos os dispositivos conectados a eles, sem verificar se os dispositivos estão ocupados ou não. Isso significa que, se dois ou mais dispositivos tentarem enviar dados ao mesmo tempo, pode ocorrer uma colisão.

No entanto, a detecção de colisões é realizada pelas placas de rede dos dispositivos conectados, que verificam se os dados que estão sendo enviados estão colidindo com outros dados. O processo de detecção de colisões é baseado em algoritmos de detecção de erros e, portanto, não é afetado diretamente pelo uso de hubs.

Portanto, a afirmação pode ser falsa, pois embora o uso de hubs possa aumentar a probabilidade de colisões, não afeta diretamente o processo de detecção de colisões.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tire dúvidas com IA
Resposta na hora da Minerva IA
Enviar dúvida
Professor Fabinho R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Fabinho

De fato, o aumento do número de nós em uma rede aumenta a probabilidade de colisões e pode afetar negativamente o desempenho da rede. No entanto, a presença de hubs (ou switches) em sub-redes não necessariamente torna o processo de detecção de colisões mais complexo.

Hubs são dispositivos de rede simples que simplesmente recebem pacotes de dados de uma porta e os enviam para todas as outras portas, exceto a porta de origem. Quando um hub é usado em uma sub-rede, todos os dispositivos nessa sub-rede compartilham o mesmo meio físico (por exemplo, um cabo) e o mesmo canal de transmissão. Como resultado, se dois ou mais dispositivos tentarem transmitir dados ao mesmo tempo, ocorrerá uma colisão.

No entanto, o processo de detecção de colisões em uma rede que utiliza hubs é relativamente simples. Quando um dispositivo transmite dados, ele escuta a rede para detectar a presença de outras transmissões. Se for detectada uma colisão, todos os dispositivos envolvidos aguardam um período aleatório de tempo antes de tentar retransmitir seus dados.

Em resumo, a presença de hubs em uma sub-rede não torna o processo de detecção de colisões mais complexo, mas pode levar a uma maior ocorrência de colisões e, portanto, afetar negativamente o desempenho da rede. A afirmação da questão de concurso é falsa.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa