No modo PCF, um único ponto controla o acesso ao meio, através de consulta a cada estação, proporcionando a oportunidade de transmitir sem contenção.
O coordenador de ponto, que pertence ao ponto de acesso, divide o tempo de acesso em períodos de superquadros. Cada superquadro compreende um período livre de contenção (modo PCF) e um período com contenção (modo DCF), como na Figura 3. Durante os períodos nos quais as estações estão no modo PCF, o coordenador de ponto consulta se cada estação tem algo a transmitir. As estações recebem dados quando são consultadas pelo coordenador de ponto.
Apesar do aumento contínuo da capacidade dessas redes, as especificações atuais oferecem um suporte limitado à Qualidade de Serviço (QoS).
Mais especificamente, a camada MAC do 802.11 oferece, em uma configuração com infraestrutura, um método centralizado de controle de acesso baseado em consulta, onde os pontos de acesso são responsáveis pela alocação de banda passante e pela limitação da latência das estações. O desempenho deste modo de acesso está diretamente ligado aos algoritmos de consulta utilizados, os quais buscam um compromisso entre a eficiência na utilização da banda passante e a capacidade em oferecer garantias estritas de desempenho aos tráfegos sensíveis ao tempo.