Foto de Gabriel B.
Gabriel há 9 meses
Enviada pelo
Site

Preciso para hoje o mais rápido por favor!!!!

ESTOU COM DÚVIDA NESSAS QUESTÕES ME RESPONDAM POR AQUI MESMO OBRIGADO!!!

1) a respeito da diplomacia que teceu o tratado de worms, o que pode ser considerado verdadeiro?

2) controvérsia das investiduras: explique e traga informações corretas sobre

se possível tambem me ajudar com essa: o que é correto dizer sobre a presença de sacerdotes(monges) na corte dos reis francos(sediados no noroeste europeu)

respondam por aqui mesmo!! agradeço muito.

Professor Márcio F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 9 meses
Contatar Márcio

1 - Primeiramente, é necessário enfatizar o contexto histórico. O Tratado de Worms representou um acordo em 1122, entre o papa e o imperador Henrique V do Sacro Império Romano Germânico, sendo un inegável marco na trajetória histórica europeia, pois encerrou o conflito conhecido como, a Querela das Investiduras, que tinha ocorrido, entre as autoridades seculares e eclesiásticas, sobre o direito de nomear e investir bispos e abades.

O Tratado de Worms não resolveu todas as questões, entre Igreja e Estado, mas representou um passo significativo na separação dos assuntos religiosos e seculares na Europa medieval, estabelecendo, portanto, um precedente para futuros relacionamentos entre as autoridades religiosas e seculares, influenciando o desenvolvimento da diplomacia e da governança na Idade Média europeia.

2 - A Controvérsia das Investiduras representou um movimento, no qual, a Igreja protestava contra a nomeação de bispos e papas pelo Imperador. No século X, o poder papal estava enfraquecido. A situação se encontrava tão embaraçosa, que os imperadores germânicos, nomearam doze papas e excluíram cinco.

3 - Durante a Idade Média, especialmente no período dos reinos francos, a presença de sacerdotes e monges na corte dos reis francos, era uma prática comum, desempenhando vários papéis importantes. Não em vão, a França, parte como legado deste riquíssimo e expressivo passado eclesiástico, é conhecida, historicamente, como a filha primogênita da Igreja. Alguns dos papéis relevantes desempenhados por eles eram: Assessores Espirituais; Educação e Alfabetização; Assuntos Administrativos e Jurídicos; Papel Cerimonial; Manutenção da Ordem e Moral e Legitimação do Poder Real.

Essas são apenas algumas das funções desempenhadas pelos sacerdotes e monges na corte dos reis francos. Portanto, como vemos, sua presença era uma parte integrante da vida política, social e religiosa da época. Essa é a Europa Profunda (cristã, multipolar e codreanista-grecorromana com os devidos aportes culturais aquemênidas, antagônica da atual, Superficial (laica, unipolar e kalergista).

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Tiago S.
Respondeu há 4 meses
Contatar Tiago

Olá! Entre em contato e terei prazer em te auxiliar com essa e outras questões!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor