Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Ajuda com humanasss

Sociologia Ensino Médio Vestibular ENEM Geral

Preciso de ajuda com essas questões de Filosofia/sociologia

1)Na teoria aristotélica, em que consiste a justiça?

a. A justiça para Aristóteles se configura como uma ética virtuosa que renuncia todas as práticas sociais, e que valoriza a introspecção e o cultivo das paixões.

b. De maneira sintética a justiça na teoria aristotélica é definida com base na moral grega que entende que os indivíduos devem praticar o hedonismo, ou seja, a busca pelo prazer como bem supremo.

c. Na teoria aristotélica a justiça consiste na criação de oportunidades para todos os sujeitos da polis, desde que esses renunciem aos seus instintos e pautem sua prática em princípios racionais, negando qualquer instinto ou paixão.

d. Para Aristóteles a justiça é uma prática ética que busca a felicidade dos sujeitos em comunidade, ainda que isso implique em uma vida social viciosa.

e. Segundo o filósofo grego, a justiça é o ponto equidistante e de equilíbrio entre dois extremos, assim o justo é aquilo que se encontra entre a falta e o excesso.

2)Para o filósofo inglês, Thomas Hobbes (1588-1679), qual a função das leis dentro da sociedade? 

Ainda que tenham importantes funções sociais, as leis na teoria de Hobbes funcionam como meras idealizações de comportamentos. 
Para Hobbes, as leis deveriam funcionar como instrumentos sociais para que os indivíduos saciassem seus instintos mais primitivos. 
Segundo o filósofo inglês, as leis exercem o papel de mediadoras entre as diferentes classes sociais.  
Com uma função de regulação, as leis normatizam o estado de guerra entre os indivíduos. 
Hobbes compreendia as leis como imperativo e ordem do Estado, e quando não obedecidas, os transgressores deveriam ser punidos.    
 
3)Sobre a filosofia de Santo Agostinho (354-430), é possível afirmar que: (Quais as alternativas corretas)

I - Concebia a liberdade como algo objetivo e relacionado à prática social, orientado por princípios religiosos. 

II - Para o filósofo, a liberdade era condicionada pela possibilidade do indivíduo escolher seu caminho sem qualquer constrangimento social, político ou religioso. 

III - Entendia que liberdade era algo subjetivo e estático no homem, relacionado à como orientava sua vontade, se para os vícios e o pecado ou para as virtudes e a graça divina.  

IV - Sendo a liberdade subjetiva, não havia qualquer influência externa, fosse social ou religiosa. 

 

Foto de Maria C.
Maria perguntou há 3 anos