Foto de Dana D.
Dana há 5 anos
Enviada pelo
Site

Bourdieu

A França não está fazendo feio nas Olimpíadas este ano. Apesar de continuar longe da China e dos Estados Unidos, o país já conseguiu 28 medalhas, entre elas 9 de ouro. A surpresa é grande porque o país já teve resultados pífios em Olimpíadas anteriores. A história das vitórias francesas é recente. Após o fiasco nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960, quando a França ficou no 25o lugar do ranking com apenas 5 medalhas, nenhuma de ouro, o país decidiu melhorar seu rendimento esportivo. Para se manter entre
os 10 melhores países do mundo, o estado francês investiu – e continua investindo – pesado no esporte de base, nas escolas públicas francesas. Todos os franceses, desde pequenos, devem “testar” vários esportes em aulas de Educação Física. Essa política garante a renovação do esporte a longo prazo ou, para usar um termo em voga, cria um ambiente esportivo sustentável. Os resultados estão sendo colhidos hoje. Enquanto os franceses acreditam que é necessário formar atletas, nós brasileiros continuamos a olhar o
sucesso com um certo misticismo. Acreditamos que os melhores esportistas receberam um tipo de dom divino ou algo parecido. Enquanto falamos em “esperança”, “mágica” e “milagre” para ganhar medalhas, a França fala em “objetivos”, “esforço” e “elite”. Os raros medalhistas olímpicos brasileiros que conseguem se diferenciar enfrentam uma enorme pressão e carregam sozinhos o peso das expectativas de toda uma nação durante décadas. O resultado disso é uma grande frustração, tanto dos esportistas, quanto dos
torcedores, que se repete a cada Olimpíada.

O texto pode ser analisado à luz do conceito de “capital” formulado por Bourdieu. Explique esse conceito e cite seus tipos principais.

Sociologia Ensino Médio Geral ENEM ENEM Ensino Fundamental
2 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Miguel Augusto

Dana, veja:

"Por recursos ou poderes, Bourdieu entende mais especificamente o capital econômico (renda, salários, imóveis), o capital cultural (saberes e conhecimentos reconhecidos por diplomas e títulos), o capital social (relações sociais que podem ser revertidas em capital, relações que podem ser capitalizadas) e por fim, mas não por ordem de importância, o capital simbólico (o que vulgarmente chamamos prestígio e/ou honra). Assim, a posição de privilégio ou não-privilégio ocupada por um grupo ou indivíduo é definida de acordo com o volume e a composição de um ou mais capitais adquiridos e ou incorporados ao longo de suas trajetórias sociais. O conjunto desses capitais seria compreendido a partir de um sistema de disposições de cultura (nas suas dimensões material, simbólica e cultural, entre outras), denominado por ele habitus."

Leia mais neste site: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=443#:~:text=Por%20recursos%20ou%20poderes%2C%20Bourdieu,capitalizadas)%20e%20por%20fim%2C%20mas.

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Angélica I.
Respondeu há 5 anos
Contatar Angélica

Para o autor os indivíduos ou grupos utilizam estratégias que permitem manter ou melhorar sua posição social. O capital econômico sob a forma de trabalho, bens ou dinheiro podem ser acumulados. O mesmo pode influir no desempenho dos indivíduos em diversas áreas, pois, quando falta capital econômico, o sujeito tem menor desempenho, pois esse o ajuda a obter as ferramentas necessárias para o bom desempenho. 

O capital social depende do volume de relações sociais às quais, os indivíduos possuem acesso, e essa quantidade estaria intimamente ligada com o capital econômico que os faz transitar por círculos sociais diferenciadas. 

O capital cultural deveria por Bordieu ser inculcado e assimilado dentro de um longo período de tempo. E, também o fato dos familiares de alguns estudantes, possuírem maior bagagem cultural ou linguagem formal podem construir pontes entre o aprendizado. E a aquisição de Livros, ou outros artefatos culturais dependente de um certo poder econômico. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa