Foto de Mateus F.
Mateus há 7 anos
Enviada pelo
Site

Dentre as características dos fatos sociais, durkheim

Dentre as características dos fatos sociais, Durkheim destaca uma como a mais marcante. Aponte essa característica e explique, segundo o autor, porque ela é a mais significativa.

Sociologia
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 6 meses

Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da sociologia, destacou várias características dos fatos sociais, sendo a "coercitividade" a mais marcante e significativa, segundo ele.

Coercitividade refere-se ao poder que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos. São as normas, valores e regras sociais que pressionam os indivíduos a agirem de determinada maneira. Esta característica é evidente na forma como a sociedade impõe seu conjunto de normas e expectativas, exercendo uma pressão moral sobre os indivíduos para que se conformem aos padrões sociais estabelecidos.

Durkheim considera essa característica a mais significativa porque é através dela que a sociedade mantém a ordem e a coesão social. A coercitividade garante que os indivíduos, mesmo inconscientemente, sigam um conjunto comum de normas que possibilitam a convivência em grupo e a continuidade das estruturas sociais. Além disso, a resistência ou penalização frente à violação dessas normas demonstra claramente o poder coercitivo dos fatos sociais. Essa característica evidencia a preponderância da coletividade sobre as subjetividades individuais, demonstrando como os padrões sociais moldam o comportamento humano de forma decisiva.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Marcio A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Marcio
Olá Mateus! Segundo Émile Durkheim os fatos sociais podem ser compreendidos como formas de sentir, agir e pensar, desencadeando valores morais, crenças e normas que constituíram a sociedade. Os fatos sociais possuem três características fundamentais: 1) Permitir uma coerção social; 2) São exteriores aos indivíduos e; 3) Possuem uma generalidade. A coerção social é a característica mais marcante, pois condiciona os indivíduos a seguirem normas num agrupamento social, delimitando os valores morais (Certo/Errado; Permitido/Proibido); sendo uma força que condiciona os sujeitos a seguirem essa normatização. Enquanto que as outras características, que são exteriores aos indivíduos (essas normas são inerentes as vontades individuais dos seres) e possuem uma generalidade (essas normas englobam e são obedecidas, na sua maioria, pelos integrantes dos agrupamentos sociais), são consequências diretas da primeira característica. Em outras, palavras, a coerção social é o elemento que impulsiona a consolidação dos fatos sociais entre os homens. Espero ter ajudado. Um abraço REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: DURKHEIN, E. As regras do método sociológico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Guilherme M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 7 anos
Contatar Guilherme
Considero a resposta do colega, professor Márcio C. Andrade, muito boa! Ela resolve seu problema, Mateus. Penso que você pode focar na explicação do corpo do texto que ele ofereceu. Ali, você encontrará a característica da coerção social. Dê um foco maior a ela e releia a resposta do colega, pois foi muito boa e adequada. Um abraço. Bons estudos!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa