Boa tarde.
Como podemos diferenciar o fato social de Durkheim de teorias do individualismo metodológico, como as de Tarde? Quais são as diferenças?
Na produção de Émile Durkheim, fatos sociais são maneiras coletivas de agir, pensar e sentir que são exteriores ao indivíduo e exercem pressão ou coerção social sobre sua consciência, ainda que não se perceba. A maneira de nos vestirmos, a moda, portanto, pode ser considerada um fato social no sentido durkheimiano. Durkheim concebe o fato social como realidade objetiva, coercitiva e exterior à consciência individual. Portanto, totalmente diferente de Tarde.
Olá, o fato social é visto por Durkheim como a maneira de agir dos indivíduos de um determinado grupo social, e tratando-se de individualismo ,ele acontece quando existe uma grande divisão de trabalho, onde cada um assume um papel específico e é aí que o individuo na gama por conhecimento ou reconhecimento, passa a colidir com as ideias tradicionais ou do outro. Para maiores esclarecimentos, sugiro solicitar a resolução de uma tarefa.. Espero ter ajudado!
A principal diferença está no modo de explicar a vida em sociedade. No caso de Durkheim, entende-se que as regras e normas que conhecemos são 'fatos sociais', ou seja, criações coletivas que se impõem às pessoas por meio da socialização (escola, família, grupos). Já no caso das teorias associadas ao 'individualismo metodológico', esses 'objetos coletivos' são tidos como simples associações ou resultantes das ações tomadas por indivíduos, que são tidos como as únicas 'realidades' na vida em sociedade.
Por exemplo: para individualistas metodológicos, o que chamamos de 'Estado' não passa de um conjunto de relações entre indivíduos que se se estabilizou, formando um conjunto de regras e normas. No caso de Durkheim, o Estado surge como uma força social 'por cima dos indivíduos', como se fosse uma força moral que os transcende.
As abordagens de Émile Durkheim e Gabriel Tarde oferecem visões contrastantes sobre a sociedade e como ela deve ser estudada, especialmente no que se refere à relação entre o social e o individual. Aqui estão as principais diferenças entre o fato social de Durkheim e o individualismo metodológico de Tarde:
Origem do Social:
O Social é Coercitivo ou Não?:
Método de Estudo:
Visão da Sociedade:
Essas abordagens refletem as diferentes formas de ver a relação entre o indivíduo e a sociedade e são fundamentais para as duas vertentes da sociologia: a sociologia estruturalista (Durkheim) e a sociologia interacionista ou individualista (Tarde).