Olá Matheus!
Tudo bem com você?
Não esqueça de marcar como respondida.
Abraço!
O Positivismo, descendente do Iluminismo, surgiu como reação contra o Idealismo.
O século XIX foi uma época das maiores descobertas no campo empírico, fruto do Positivismo e seus seguidores.
Foi, também, uma época de grande satisfação dos homens do dinheiro e da cultura de época, pois a tecnologia alimentava uma industrialização, ainda que incipiente.
O Positivismo tentou ser a solução para os problemas socioeconômicos da época. Enfatizava o conhecimento positivo, baseado nos fenômenos naturais e suas propriedades e relações, verificadas pela ciência empírica.
As Ciências exatas eram tomadas como modelo de toda atividade teórica ou prática.
Positivo é:
O Positivismo procurava o como, as leis, não o porquê, as causas filosóficas (Deus, Natureza, etc.) dos fenômenos.
Assim, por exemplo,
O Positivismo acreditava na possibilidade da redução de todos os fatos sociais e humanos a leis científicas. Com isso, acreditava na possibilidade de uma síntese de todo o conhecimento humano.
Acreditiva que se poderia ter a Sociedade e a História governadas por Leis científicas. Com isso, o entendimento dessas leis permitiriria um desenvolvimento social e histórico passível de gestão científica.
Por isso, o Positivismo é considerado uma ideologia científica, frequentemente mantida por tecnocratas que crêem no progresso através do avanço da Ciência, que desemboca em concepções morais hedonistas e utilitárias que, geralmente, buscam o desenvolvimento economico como um fim em si.
No entanto, o Positivismo difere do Empirismo porque inclui o conceito de evolução como lei fundamental de todos os fatos humanos e naturais.
Difere, também, do Idealismo por entender a evolução, não como desenvolvimento racional, teológico, mas como um conflito mecânico de seres e de forças, determinando uma seleção natural, visando o bem-estar material.