Foto de Bruno S.
Bruno há 6 anos
Enviada pelo
Site

Maquiavel ética

Maquiavel, em "O Principe", fala de conselhos/estratégias para o governante conquistar e se manter no poder. Como um politico profissional deve lidar com a questão da moral da sociedade que ele governa, se a politica é amoral, mas deve ter ética?
Sociologia
2 respostas
Professor Rafael B.
Respondeu há 6 anos
Contatar Rafael
O Princípio maquiavélico tenta explicar esse dilema. A finalidade das ações do governante devem ter por objetivo manter a pátria e a busca pelo bem comum da comunidade, equilibrando os interesses dos grupos opressores e dos grupos oprimidos para não haver conflitos que possam levar ao enfraquecimento do poder político. Não necessariamente, determinadas ações, que busquem esse objetivo podem se enquadras historicamente nas definições de boas ou más.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Paulo N.
Respondeu há 6 anos
Contatar Paulo Martins
O Príncipe foi escrito em 1513, mas foi publicado somente em 1531, cinco anos após a morte do autor. A obra é um manual ao governante, onde Maquiavel explica os métodos para que ele (o governante) permaneça no poder, sendo ao mesmo tempo amado e temido. Para Maquiavel, as duas maiores virtudes de um monarca são a coragem e a razão. Maquiavel não teve a pretensão de ensinar um governante a ser bom ou mal, mas a agir politicamente no mundo das aparências. “Penso que é preciso ser príncipe para bem conhecer a natureza do povo, e povo para bem conhecer a natureza dos príncipes”, escreve o autor na dedicatória do Príncipe (MAQUIAVEL, 1997, p.20). Para ele, a questão da aparência é fundamental. As instituições políticas devem ser imortais e o governante deve deixar o seu traço para tornar-se eterno, assim como os grandes personagens históricos que ele cita ao longo de quase toda a sua obra. Maquiavel não exige que se governe usando a mentira e o terror, ele apenas atenta para se definir uma virtude política para o príncipe. Acima de tudo, o Príncipe não deve ser um impostor. Escreve ele: é preciso que o príncipe tenha o sentimento desses ecos despertados pelas suas palavras e seus atos. É preciso que ele permaneça livre em face mesmo de suas virtudes, O príncipe deve ter as qualidades que parece ter, e completa: deve permanecer senhor de si o bastante para exibir seus contrários quando isso é conveniente (MAQUIAVEL, 1997, p.99). Para lutar contra este “inimigo” dentro do Estado, faz-se necessário o Exército. O Exército para Maquiavel desempenha um papel de destaque na formação e manutenção de um Estado, visto que é dele que emana a base que dá sustentação ao governo. Desta forma, segundo suas palavras,um príncipe não deve ter outro objetivo nem outro pensamento, nem praticar arte alguma fora da guerra, pois é essa a arte que dá ao príncipe não só o poder político-militar dentro do seu próprio estado, como também autonomia na sua ação, porque não depende de mais ninguém além de si mesmo (MAQUIAVEL, 1997, p.92). Mas para o autor, não é qualquer Exército que representa o poder político-militar, apenas o exército próprio é o que pode fazê-lo porque quando se depende de forças externas, tais como tropas mercenárias, auxiliares ou mistas para se proteger o estado, facilmente se arruína, uma vez que se oferece seu Estado a outros. Maquiavel tomou como exemplo os personagens históricos como Alexandre, Júlio Cesar e aconselha os príncipes que olhem sempre o passado para aprender suas lições. Engana-se aquele que pensa que o objetivo de Maquiavel era somente orientar o Príncipe para que o mesmo se mantivesse no poder

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa