Foto de Pablo V.
Pablo há 8 anos
Enviada pelo
Site

Marx e o dinheiro

Se hoje um indivíduo criticasse toda a super estimação ao dinheiro e afirmasse que "este tem de servir e não o contrário" com qual conceito de Marx pode-se analisar o pensamento e como?
3 respostas
Professor Bruno F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Bruno
Teoria marxista da moeda. Devemos considerar que essa teoria é advinda de um tempo onde a moeda ou era diretamente o metal precioso ou notas emitidas pelo banco que possuíam uma convertibilidade garantida pela lei (Lastro, equivalência em metal precioso - ouro ou prata). Sob a luz do presente, onde a moeda é inconvertível, sem lastro em ouro, e portanto sem valor, principalmente a partir da década de 1970 quando os EUA acabam com o padrão ouro-dólar e observando uma economia que vive da especulação e de crises financeiras, chegamos à conclusão que a sociedade moderna é muito mais escrava do sistema financeiro do que dele controladora.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor William P.
Respondeu há 8 anos
Contatar William
Não é bem por ai, a moeda, no sistema marxista, se comporta como mercadoria na conversão da formula básica de M-D-M para D-M-D'. Ou seja, quando o capitalismo se consolida a moeda se comporta como mercadoria e a mercadoria como moeda que se acumula. (D= Dinheiro; M= Mercadoria; ' = mais) A moeda, quando perde o lastro real, adquire um novo, o próprio dólar (a moeda como lastro em outra) isso é possível pq ela REPRESENTA VALOR e não é este valor. Se transformam as aparecias mas a excelência - a saber, o trabalho como fundante do valor' - se mantém. Uma observação importante, é que o mercado de valores vende lucro futuro, ou seja, D' isso transforma o próprio lucro em mercadoria dando ao ciclo de acumulação maior fôlego. O texto abaixo dita um pouco sobre como se comporta o capitalismo produtivo hoje: http://associacaohipatia.blogspot.com.br/2015/05/geografia-em-redes-e-dit.html

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor João R.
Respondeu há 6 anos
Contatar João
Caro Pablo. Para entender o conceito de dinheiro em Marx, devemos primeiro voltar à ideia de mercadoria. Segundo Marx, a riqueza na sociedade capitalista se apresenta como um grande acúmulo de mercadorias, e estas são trabalho objetivado em coisas úteis que satisfazem as necessidades humanas. As mercadorias carregam dentro de si, duas características inseparáveis: 1) VALOR DE USO (utilidade) que só são produzidos porque e na medida em que são suportes para 2) VALOR DE TROCA (capacidade de ser trocada por outros valores de uso); Por exemplo, um pescador, quando chega em casa após um dia inteiro de trabalho, encontra-se na posse de muitos peixes. Porém, para consumir os peixes ele deve dispor de sal, temperos, lenha, fogão. Para conservar precisa de uma geladeira. Para sentar-se à mesa e consumir peixe ele precisa de cadeira, mesa, etc. Então, com os peixes que ele tem sobrando, troca com o marceneiro que deseja comer peixes. E por ai vai. Produzindo apenas uma mercadoria, ele consegue trocá-la por todas outras, esse é o princípio do valor de troca que estrutura o capitalismo. Seria possível dizer que dinheiro é riqueza? Sim, mas ele APENAS É riqueza na medida em que é capaz de ser trocado (comprar) outras mercadorias. O dinheiro não é fruto de uma convenção, nem surgiu por acaso, mas é produto necessário da existência do valor de troca, e o maior desenvolvimento da divisão do trabalho e das trocas econômicas. Abraços.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor