Foto de Maria F.
Maria Eduarda há 5 anos
Enviada pelo
Site

Max weber sociologia

Interprete a seguinte passagem à luz da teoria de Max Weber: "O homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu".

Sociologia
4 respostas
Professor Flavio C.
Respondeu há 5 anos
Contatar Flavio

Max Weber quis dizer que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu,  a cultura como sendo o condutor dessas teias e as suas análises a cerca do pensamento, portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado. O homem aprende esses valores e padrões de comportamento em um processo de constante adaptação ciclica ao meio em que está inserido. Mudar o comportamento exige um esforço por parte de quem tem como missão mudar a “cultura” de um lugar, por exemplo.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Zaqueu R.
Respondeu há 5 anos
Contatar Zaqueu
É considerar a cultura que é construída pelo homem ao mesmo tempo que nos constrói socialmente. Amarrado no sentido de que essas relações em sociedade daquilo que é ético e moral deixa uma margem limita de intervenção dentro da sociedade. Ou seja, o homem é um animal que vive, convive e segue suas próprias leis.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Angélica I.
Respondeu há 5 anos
Contatar Angélica

Podemos analisar essa frase de acordo com o principal pensamento de Weber onde para o mesmo as ideias, as crenças, e os valores eram os principais catalisadores das mudanças sociais. O sociólogo acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar sua realidade, já que apenas as estruturas das instituições ou a situação econômica não seriam fatores que motivariam os indivíduos. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Roberto S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Roberto Farias

De acordo com Geertz (1973), "O conceito de cultura que eu defendo, é essencialmente semiótico. Acreditamos como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura de significado”. Sendo assim, podemos dizer que a cultura produzida pelo homem pode ser interpretada como uma das capacidades que diferenciam o homem dos animais irracionais.

No trabalho de análise dessa teia, nos diz Geertz, a missão do antropólogo é desvendar esses significados, estabelecendo relações entre si, de forma a ensejar uma interpretação semiótica do objeto analisado. E uma boa interpretação só será possível, continua ele, através do estabelecimento dessas relações, da seleção de informantes, da transcrição de textos, do levantamento de genealogias, do mapeamento de campos etc., em suma, através de um levantamento etnográfico. A cultura é vista então como uma teia de significações trançada pelo próprio homem ou, ainda, como um conjunto de estruturas de sentido. Poderíamos definir então a cultura também como um conjunto de textos, através dos quais todos os comportamentos são produzidos, percebidos e interpretados pelos próprios atores.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa