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Ana Julia há 4 anos
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Michael foucault

Explique as passagem a seguir: "O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar." Não por acaso, "Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo"

Professor Zaqueu R.
Respondeu há 4 anos
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Fala do papel da educação, se for uma de estilo mais tradicional ela perpétua discursos que previlegiam as estruturas existentes. Quando temos uma escola problematizadora das realidades sociais, dando ferramentas para o aluno questionar as estruturas postas, esse aluno acaba exercendo sua cidadania e reelabora novos discursos.

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Professora Ana M.
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Respondeu há 2 meses
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Essas passagens abordam a relação entre discurso, poder e educação, e são fortemente influenciadas pelas ideias do filósofo francês Michel Foucault. Vamos analisar as passagens à luz de sua teoria.

1. "O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar."

Nesta passagem, Foucault está afirmando que o discurso não deve ser entendido apenas como um reflexo ou expressão das relações de poder existentes, ou como uma mera representação das lutas sociais. Ou seja, o discurso não é apenas uma consequência do poder ou uma maneira de descrever a realidade social de dominação.

O discurso, para Foucault, também é um meio pelo qual o poder se exerce e se organiza. Em outras palavras, as formas de falar, as ideias que circulam, os saberes estabelecidos, e a própria linguagem não são apenas resultados de lutas políticas, mas também são os próprios instrumentos e campos de luta. O que as pessoas dizem e como falam tem um papel central na construção e manutenção de estruturas de poder. Isso significa que, ao controlar o discurso, ou seja, ao decidir o que pode ser dito, como, quando e por quem, um grupo pode controlar o poder em uma sociedade.

Portanto, o discurso não só reflete o poder, mas também é uma arena de luta por poder, um campo em que as pessoas ou grupos buscam afirmar suas próprias verdades, legitimar suas visões de mundo e influenciar as regras sociais.

2. "Não por acaso, 'Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo'."

Aqui, Foucault está dizendo que o sistema educacional não é neutro, mas tem uma função política clara: ele ajuda a controlar e a distribuir os discursos, os saberes e, consequentemente, o poder. A educação, ao ensinar determinados conhecimentos e valores, define o que é considerado "verdadeiro" ou legítimo em uma sociedade, e exclui outros saberes. Em muitas sociedades, a educação tem um papel crucial na manutenção do status quo, ou seja, ao ensinar de uma determinada maneira, ela pode contribuir para a preservação de relações de poder desiguais.

Por outro lado, a educação também pode ser um campo de resistência e de transformação, onde diferentes discursos podem ser introduzidos e disputados, novas verdades podem surgir e os saberes dominantes podem ser desafiados. Assim, os sistemas de ensino são instrumentos poderosos na luta por mudanças sociais. O que as escolas ensinam e como ensinam não é algo neutro ou desinteressado, mas está profundamente ligado aos interesses políticos, ideológicos e sociais daqueles que controlam as instituições educacionais.

Resumo e Conclusão

Essas passagens refletem a ideia central de Foucault de que poder e conhecimento são indissociáveis. O discurso não é apenas um meio de comunicar ideias ou refletir a realidade, mas uma forma de organizar e contestar o poder. Na educação, isso se traduz na ideia de que o controle sobre o saber e os discursos dominantes é uma forma importante de manter ou modificar as relações de poder em uma sociedade. As escolas não apenas transmitem conhecimento, mas também incutem e reproduzem as normas e valores que sustentam o poder existente.

O sistema educacional, portanto, é um campo onde diferentes saberes, visões de mundo e interesses de poder estão em constante disputa. Foucault nos convida a questionar quais discursos estão sendo legitimados e quais estão sendo marginalizados, e como isso influencia a organização social e as relações de poder.

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