Foto de Dara S.
Dara há 8 anos
Enviada pelo
Site

o que é ontologia no ser

Sociologia
4 respostas
Professor Marco A.
Respondeu há 8 anos
Contatar Marco
De acuerdo a la filosofía clásica, la realidad es dual, contiene un ser óntico y uno ontológico. El óntico dice relación con lo concreto y múltiple, en tanto que lo ontológico es la esencia, aquello irreductible de todo ser. Digamos que en base a esta taxonomía, desde un plano óntico, por ejemplo, el hombre es una persona determinada, especifica y concreta. Neymar: sexo masculino, 25 años, 1.80cm, 70kg, deportista brasileño, futbolista profesional, etc. En cambio, desde una perspectiva ontológica, esencial y metafísica: ser humano, sujeto pensante y sensible, mortal, es decir los rasgos propios del ser en tanto ser. Aquello irreductible al hombre; aquello que compartimos de manera natural y sin excepción todos los humanos con el astro del fútbol brasileno.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Mayara H.
Respondeu há 8 anos
Contatar Mayara
Olá Dara, o termo ontologia vem do grego onto (ser) e logos (estudo), ou seja, é um estudo do ser, portanto é uma parte da filosofia que consiste no estudo da natureza do ser, e a realidade da existência desse ser, ou ainda o significado do ser. O conceito ontológico é estudado desde a Grécia Antiga, por filósofos como Platão e Aristóteles.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Jacinto G.
Respondeu há 8 anos
Contatar Jacinto
A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres que gosta de estudar.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor João R.
Respondeu há 6 anos
Contatar João


A ontologia é o problema mais antigo da reflexão filosófica, se refere ao "sentido do ser". Desde os pré-socráticos, que buscavam determinar o elemento primordial do universo (natureza) faziam reflexão ontológica na medida em que buscavam entender a realidade do mundo e do ser. Porém, ela só vai tomar contornos mais robustos com Platão e Aristóteles, e não é exagero dizer, que a ontologia é objeto primordial dos grandes filósofos desde os antigos até os contemporâneos, passando por Tomás de Aquino, Descartes, Kant, Heidegger, Hegel, Marx, Sartre e Lukács (que discute a ontologia do ser SOCIAL). Em termos mais preciso, a visão ontológica do ser leva em conta uma forma de conhecimento OBJETIVO deste ser, enquanto uma visão gnosiológica tenta conhecer SUBJETIVAMENTE o ser. A ontologia é o reconhecimento dos entes, daquilo que está ali, daquilo que temos diante de nós. Para Platão, por exemplo, o mundo das ideias é o seu mundo ontológico, por ser a verdadeira realidade (esse mundo da ideia não reside na subjetividade, mas na objetividade propriamente dita). Para Marx, por exemplo, é o trabalho (capacidade de produzir), enquanto atividade vital especificamente humana é a essência do ser, esta é a sua definição ontológica. Veja que para ontologia é necessário desvelar-se de todas as "miudezas" humanas, para se chegar numa essência profunda do gênero humano. Espero ter ajudado.

Abraços.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa