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Adriana há 2 anos
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1- A declaração dos Direitos Humanos constitui a primeira iniciativa de enumeração dos direitos humanos no âmbito internacional. Esses direitos passam a ser concebidos como uma unidade interdependente e indivisível.

Sendo assim

A declaração pressupõe uma unidade indivisível, interdependente e inter-relacionada, na qual os direitos civis e políticos hão de ser conjugados com os direitos econômicos, sociais e culturais.

 

A) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é um complemento correto da primeira.

B) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é um complemento correto da primeira.

C) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

D) A primeira é uma proposição falsa, e a primeira, verdadeira.

E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

 

 

2- Assinale a alternativa que não se refere a um evento ligado ao desenvolvimento dos Direitos Humanos.

A) A or igem dos direitos individuais do homem, para alguns estudiosos, está no Egito e na Mesopotâmia, no terceiro milênio a.C., em que já eram previstos alguns mecanismos de proteção individual.

B) A primeira codificação a consagrar direito comuns a todos os homens e talvez seja a Pedra de Roseta, que trazia inscrições sobre o tratamento a ser dado aos funcionários burocráticos do Egito Antigo.

C) Na antiguidade grega desenvolveu-se o conceito da liberdade como expressão máxima da dignidade humana.

D) A consagração dos Direitos Humanos, entretanto, veio no século 18 com a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776) e com Revolução Francesa, que criou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789)

E) Os direitos Humanos, como prerrogativas inerentes a condição humana, foram definidos e reconhecidos mundialmente após a Segunda Guerra Mundial, em especial com a Declaração Universal dos direitos Humanos de 1948.

Professor Julio F.
Respondeu há 2 anos
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Olá Adriana! Já havia respondido essa questão aqui na plataforma, segue minha resposta. Pela lógica da questão diria A e E. A primeira questão: a segunda preposição o afirma e complementa a primeira. ( Confesso que não tenho certeza quanto ao conteúdo, podendo ambas serem falsas) A segunda questão: este é mais pontual. Muitas pessoas confundem a Declaração dos direitos do homem e do cidadão, produzida na Revolução Francesa com a Declaração Universal dos direitos humanos. A Declaração Universal dos Direitos humanos, ocorre após a Segunda Guerra Mundial, afim de que as atrocidades da guerra não se repetissem mais. Foi durante Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, que foi proclamada a declaração. Por isso na segunda questão a resposta é E. Qualquer dúvida podemos estar desenvolvendo um plano de estudos sobre a temática. Abraços!

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Professor Alan L.
Respondeu há 2 anos
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Olá,

Minha interpretação leva a concluir que as alternativas seriam E e B, respectivamente.
No primeiro caso pelo fato de que a Declaração não fala sobre "unidade indivisível". Esse conceito de "mônada" indivisível é mais recente no pensamento ocidental especialmente após os anos 1980. A Declaração dos Direitos Humanos, pelo texto, cria uma estrutura internacional baseada na liberdade individual, mas também dos povos e culturas. Mesmo que a carta carregue a força também de potências dominantes no pós-guerra, e que tenha sido arquitetada a princípio por potências do Ocidente de tradição fortemente liberal, a ideia de "sistema indivisível" só foi se consolidar nessas sociedades depois. Inclusive, ao final da segunda guerra, os perdedores eram os que pretendiam criar uma hegemonia indivisível. Então não creio que "unidade indivisível" seja coerente no contexto histórico da época (se fosse gestada uma década depois talvez isso poderia ser aplicado, mas não acredito que esse conceito já era politicamente maduro como agenda na época).
No segundo caso, entendo que a alternativa B diz respeito a organização do Estado mais do que direitos humanos. A equanimidade é prerrogativa das liberdades individuais, mas não era esse o intuito de uma organização do Estado no qual o direito divino é o cerne da estrutura. Liberdade individual como parte da organização do Estado é bastante recente. Outras alternativas podem ser discutidas, mas a alternativa B é a que mais se afasta da noção moderna de direitos humanos, dentro do meu entendimento.

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Professora Ana M.
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Respondeu há 4 meses
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1. Sobre a Declaração dos Direitos Humanos

A questão apresenta duas proposições sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e sua concepção de direitos humanos. Vamos analisar as afirmações.

Primeira proposição: A Declaração Universal dos Direitos Humanos realmente estabelece que os direitos humanos são interdependentes, indivisíveis e inter-relacionados. Essa ideia surge do entendimento de que os direitos civis e políticos não podem ser dissociados dos direitos econômicos, sociais e culturais, pois todos são essenciais para garantir a dignidade humana. Essa perspectiva é central no texto da DUDH.

Segunda proposição: A segunda proposição, que diz que os direitos civis e políticos devem ser conjugados com os direitos econômicos, sociais e culturais, está em total consonância com o espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portanto, a segunda proposição complementa corretamente a primeira, refletindo a ideia de que os direitos são uma totalidade e não devem ser considerados isoladamente.

Conclusão:
Ambas as proposições são verdadeiras, e a segunda é um complemento correto da primeira. A alternativa correta é:

A) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é um complemento correto da primeira.


2. Sobre os eventos ligados ao desenvolvimento dos Direitos Humanos

Aqui, é necessário identificar qual alternativa não está diretamente ligada ao desenvolvimento dos direitos humanos. Vamos analisar uma por uma.

A) A origem dos direitos individuais do homem, para alguns estudiosos, está no Egito e na Mesopotâmia, no terceiro milênio a.C., em que já eram previstos alguns mecanismos de proteção individual.

  • Verdadeiro. A civilização egípcia e mesopotâmica, entre outras, já demonstravam preocupações com direitos individuais e mecanismos de proteção, como o Código de Hamurabi, que se pode considerar uma das primeiras tentativas de codificar direitos e responsabilidades.

B) A primeira codificação a consagrar direito comuns a todos os homens e talvez seja a Pedra de Roseta, que trazia inscrições sobre o tratamento a ser dado aos funcionários burocráticos do Egito Antigo.

  • Falsa. A Pedra de Roseta não trata de direitos humanos nem de uma codificação universal. Ela foi uma pedra com inscrições que ajudaram a decifrar hieróglifos egípcios, mas não tem relação com a consagração de direitos humanos universais. A alternativa B, portanto, não está diretamente ligada ao desenvolvimento dos direitos humanos.

C) Na antiguidade grega desenvolveu-se o conceito da liberdade como expressão máxima da dignidade humana.

  • Verdadeiro. Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles discutiram a liberdade e a dignidade humana em suas obras, estabelecendo conceitos que influenciariam o desenvolvimento posterior dos direitos humanos.

D) A consagração dos Direitos Humanos, entretanto, veio no século 18 com a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América (1776) e com a Revolução Francesa, que criou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789).

  • Verdadeiro. Estes eventos históricos foram marcos significativos no desenvolvimento dos direitos humanos, com a Declaração de Independência dos EUA e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Revolução Francesa sendo momentos chave para o reconhecimento dos direitos civis e políticos.

E) Os direitos humanos, como prerrogativas inerentes à condição humana, foram definidos e reconhecidos mundialmente após a Segunda Guerra Mundial, em especial com a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948.

  • Verdadeiro. A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 é um marco fundamental no reconhecimento mundial dos direitos humanos, especialmente após os horrores da Segunda Guerra Mundial.

Conclusão:
A alternativa B é a única que não se refere diretamente ao desenvolvimento dos direitos humanos, já que a Pedra de Roseta não tem relação com isso.

A alternativa correta é:

B) A primeira codificação a consagrar direito comuns a todos os homens e talvez seja a Pedra de Roseta, que trazia inscrições sobre o tratamento a ser dado aos funcionários burocráticos do Egito Antigo.

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