Significado de direitos sociais

O modelo de cidadania proposto por Thomas H. Marshall em sua obra Cidadania, Classe Social e Status, ainda que o foco tenha sido a sociedade inglesa, é muito importante e serve como referência para os estudos sobre o desenvolvimento da cidadania em diversos países do mundo. .De acordo com Thomas Marshall, o conceito de cidadania envolve três elementos, a saber: civil, político e social. O desenvolvimento da cidadania na Inglaterra se deu com a fusão e separação desses elementos. O autor estuda o caso da Inglaterra para elaborar as tipologias dos direitos que constituem o conceito de cidadania.

De que forma podemos, razoavelmente, explicitar o significado dos direitos sociais?

Thiago O.
Thiago
perguntou há 2 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Miguel A.
Respondeu há 2 meses

Thiago,


Segundo Infoescola: "Para proporcionar uma vida digna ao cidadão ou, como diz T. H. Marshall, permitir que ele tenha uma vida de ser civilizado, o Estado deve garantir o direito à vida, o direito à igualdade, o direito à educação, o direito de imigração e emigração e o direito de associação. A atual Constituição Brasileira, de 1988, por exemplo, estabelece que são Direitos Sociais o acesso à educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social e a proteção à maternidade, à infância e aos desamparados."


Marshall, segundo Jus.com.br, em sua obra "Cidadania, classe social e status" (Zahar Editores, 1967), afirma que "os direitos sociais dizem respeito ao atendimento das necessidades básicas de um ser humano que garanta o mínimo de bem-estar, e que ele leve a vida de um ser civilizado. Por exemplo, direito à alimentação, à moradia, à educação, à saúde, a um salário digno." (MARSHALL, 1967. p.63).


Quanto ao aspecto trabalhista, os direitos sociais expressam-se "garantindo que não haja discriminação, por exemplo, no mercado de trabalho. Além disso, os direitos trabalhistas concedem aos trabalhadores o básico para que tenham qualidade de vida e dignidade em suas profissões, como: férias remuneradas, fundo de garantia, seguro desemprego, salário mínimo, 13º salário, previdência e assistência social, entre outros." (https://www.significados.com.br/direitos-sociais/)


Veja os sites a seguir, que podem te ajudar a pensar sobre a resposta.


https://www.infoescola.com/sociologia/direito-social/


https://jus.com.br/artigos/64742/direitos-civis-politicos-e-sociais-no-brasil-uma-inversao-logica


Outras obras que podem ser consultadas a respeito desse tema:


BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.


CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.


Espero ter ajudado.


At.te, 


Prof. Miguel Augusto Ribeiro

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Danilo M.
Respondeu há 2 meses
Vou explicitar bem resumidamente sobre cada um antes de falar os direitos sociais: o direito civil é a liberdade de expressão, de ir e vir, de direito de propriedade. Direito político é basicamente o direito ao voto, a organização política, a liberdade de reunião. E os direitos sociais, simplificando, atrelam se com direitos que proporcionam melhores condições de vida, tais como direito a saúde, direito a educação, direito a moradia e direitos trabalhistas. Basicamente é isso

Professores particulares de Sociologia

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Florianópolis / SC
Graduação: Licenciatura em Letras - Português/Francês (UFSC)
Professor de redação, português, inglês, francês e PLE com mais de 20 anos de experiência. Abordagem comunicativa. Aulas personalizadas. "Educare".
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 100 / aula
Conversar Whatsapp do professor Miguel A. Whatsapp do professor Miguel A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 6 min
Taboão da Serra / SP
Doutorado: Filosofia (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
Sociologia a Domicílio Problemas em Sociologia Sociologia no Ensino Superior Sociologia - Preparatório Sociologia - Professor Particular Sociologia - Online Sociologia Nível Intermediário
Venha ter aulas particulares de Filosofia, História, Análise e Interpretação de textos para uma preparação adequada, rigorosa e amiga para vestibulares, a vida acadêmica ou a formação pessoal! Sou docente titular da rede estadual paulista com 10 anos de experiência em sala de aula, seja no ensi ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor André Q. Whatsapp do professor André Q. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa