Leia o trecho da obra de Simone de Beauvoir:
"Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino. (...) O drama do nascimento, o da desmama desenvolvem-se da mesma maneira para as crianças dos dois sexos".
Por que a discussão de gênero está tão acentuada, atualmente? Assinale:
Alternativas:
Cada vez mais pessoas que não se identificam com seu gênero de origem fazem a transição de gênero, o que soa como uma ameaça aos papéis sociais anteriormente estabelecidos.
Porque homens e mulheres tem papéis sociais semelhantes, mas alguns indivíduos acabam não aceitando seu gênero de origem.
Porque as mulheres deixaram seu papel como mães para irem para o mercado de trabalho.
Porque as mulheres ainda ganham salários menores para exercer a mesma função que homens.
Porque ainda há na sociedade pessoas sem identidade sexual definida.
As questões sobre gênero partem de uma construção social, onde a nossa sociedade dita um padrão o qual será considerado como o "certo", fazendo com que os indivíduos sigam de forma rígida. Aquele que vai contra esses padrões é visto como "errado" ou "esquisito", é aquele que será afastado e excluído desse meio. Essa temática de gênero e sexualidade passa a ser mais abordada na atualidade, porque passamos a perceber que devemos respeitar o lugar do outro, respeitar suas condições independente de gênero ou orientação sexual.
Tendo isso em mente, os movimentos LGBTQIA+ e o feminismo vêm trazendo cada vez mais esse debate, ocupando seus lugares de fala, na intenção de solucionar e acabar com problemas como a violência doméstica, a transfobia, o machismo, a homofobia, entre outras formas de violência e preconceitos. Logo, a alternativa correta é a letra A: "Cada vez mais pessoas que não se identificam com seu gênero de origem fazem a transição de gênero, o que soa como uma ameaça aos papéis sociais anteriormente estabelecido"
A alternativa mais adequada, com base no trecho de Simone de Beauvoir, é:
a) Cada vez mais pessoas que não se identificam com seu gênero de origem fazem a transição de gênero, o que soa como uma ameaça aos papéis sociais anteriormente estabelecidos.
Beauvoir argumenta que o gênero não é algo natural ou biológico, mas uma construção social. A crescente visibilidade das pessoas que fazem a transição de gênero desafia as normas tradicionais de gênero e os papéis sociais fixos, o que leva a uma maior discussão sobre identidade de gênero e o papel das pessoas na sociedade.