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Jorge há 5 anos
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Uma das principais diferenças presente no pensamento de Darcy Ribeiro e Gilberto Freyre está no conceito de miscigenação, enquanto para Freyre a miscigenação fazia parte de um processo relacionado à democracia racial brasileira, para Darcy:

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 a miscigenação brasileira era uma tragédia, marcada pela violência desproporcional entre os povos que inicialmente formaram os Brasis.
 
 
Sociologia Ensino Médio
2 respostas
Professor Guilherme B.
Respondeu há 5 anos
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Alternativa correta:  a miscigenação brasileira era uma tragédia, marcada pela violência desproporcional entre os povos que inicialmente formaram os Brasis.

Nas palavras de Darcy Ribeiro: "O povo-nação não surge no Brasil da evolução de formas anteriores de sociabilidade, em que grupos humanos se estruturaram em classes opostas" em suas formas de necessidades e sobrevivência. Mas "Surge, isto sim, da concentração de uma força de trabalho escrava, recrutada para servir a propósitos mercantis alheios a ela, através de processos tão violentos de ordenação e repressão que constituíram, de fato, um continuado genocídio e um etnocídio implacável." - {P. 20}

E ainda estabelece na mesma obra, sua crítica aos historiadores e a historigrafia que visam superficializar todo o processo de formação do brasil, numa "harmonia e democracia racial". Segundo Darcy: "Ao contrário do que alega a historiografia oficial, nunca faltou aqui, até excedeu, o apelo á violência pela classe dominante como arma fundamental da construção da história"  {P. 22}

Referência: RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.

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Professor Thalison M.
Respondeu há 5 anos
Contatar Thalison

 a miscigenação brasileira era uma tragédia, marcada pela violência desproporcional entre os povos que inicialmente formaram os Brasis.

Neste sentido, analisando a obra do autor, é evidente que o processo de formação do povo brasileiro foi um processo violento, exemplo disso, foram os povos africanos arrancados de suas terras e obrigados a trabalhar como escravos,  tendo a sua identidade negada e marginalizada.

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