Alternativa correta: a miscigenação brasileira era uma tragédia, marcada pela violência desproporcional entre os povos que inicialmente formaram os Brasis.
Nas palavras de Darcy Ribeiro: "O povo-nação não surge no Brasil da evolução de formas anteriores de sociabilidade, em que grupos humanos se estruturaram em classes opostas" em suas formas de necessidades e sobrevivência. Mas "Surge, isto sim, da concentração de uma força de trabalho escrava, recrutada para servir a propósitos mercantis alheios a ela, através de processos tão violentos de ordenação e repressão que constituíram, de fato, um continuado genocídio e um etnocídio implacável." - {P. 20}
E ainda estabelece na mesma obra, sua crítica aos historiadores e a historigrafia que visam superficializar todo o processo de formação do brasil, numa "harmonia e democracia racial". Segundo Darcy: "Ao contrário do que alega a historiografia oficial, nunca faltou aqui, até excedeu, o apelo á violência pela classe dominante como arma fundamental da construção da história" {P. 22}
Referência: RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.
a miscigenação brasileira era uma tragédia, marcada pela violência desproporcional entre os povos que inicialmente formaram os Brasis.
Neste sentido, analisando a obra do autor, é evidente que o processo de formação do povo brasileiro foi um processo violento, exemplo disso, foram os povos africanos arrancados de suas terras e obrigados a trabalhar como escravos, tendo a sua identidade negada e marginalizada.