1. Qual é a relação existente entre a ética protestante e o espírito do capitalismo segundo Max Weber?
Resposta correta:
b. A ética protestante corroborou o espírito do capitalismo, uma vez que não condenava o lucro e a acumulação de capital.
Justificativa:
Max Weber, em sua obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, argumenta que a ética protestante, especialmente a vertente calvinista, contribuiu para o surgimento do capitalismo moderno. A crença protestante de que a salvação era uma vocação pessoal e que o trabalho e a acumulação de riqueza poderiam ser sinais de uma "eleição divina" não condenava o lucro e, portanto, facilitou a adaptação de uma mentalidade favorável ao capitalismo.
2. Assinale a alternativa que representa as ideias de Durkheim sobre a religião:
Resposta correta:
b. Segundo Durkheim, tanto a religião é a base da sociedade como a sociedade tem uma base religiosa.
Justificativa:
Em sua obra As Formas Elementares da Vida Religiosa, Émile Durkheim argumenta que a religião é uma das bases fundamentais para a coesão social e que a sociedade tem uma base religiosa. Ele acreditava que a religião, através do estabelecimento de normas e rituais, ajudava a manter a ordem social e a solidariedade entre os indivíduos.
3. Sobre a religião como objeto de estudo da sociologia, considere os seguintes pontos:
Resposta correta:
a. As alternativas I, II e III estão corretas.
Justificativa:
Todas as alternativas estão corretas:
- I: A religião, apesar de tratar de temas metafísicos e espirituais, tem efeitos concretos na sociedade, que podem ser analisados pela sociologia.
- II: Para a Sociologia, a religião é uma forma de organização social, pois regula comportamentos e estabelece normas.
- III: A formação moral das sociedades modernas, para Durkheim e outros sociólogos, tem uma ligação com as tradições religiosas que ajudaram a estruturar valores e normas sociais.