Olá tenho um dúvida sobre essa questão. É dito (no PSS 2021) que a resposta certa é a letra "B". Mas, a sociedade indígena, primitiva, não é sociedade mecânica, segundo Durkheim?
Desde já agradeço a ajuda.
“O Estado não pode aplicar pena prevista no Código Penal a um
indígena, quando o acusado já foi punido pela própria comu-
nidade. O entendimento é do Tribunal de Justiça de Roraima,
que acolheu argumento da Advocacia-Geral da União em
decisão inédita. O caso trata de homicídio praticado por índio
contra outro da mesma tribo, dentro da terra Manoá-Pium, na
reserva Raposa Serra da Lua, em Roraima. O Ministério Público
de Roraima ofereceu denúncia com base no Art. 121 do Código,
aceita pela comarca da cidade de Bonfim (RR).”
(ConJur – Estado não pode punir índio que já foi condenado por sua
tribo. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2016-fev-20/estado-
nao-punir-indio-foi-condenado-tribo.)
Ao analisar o caso mencionado à luz do pensamento de
Durkheim, considerando as características apontadas por
ele em relação às sociedades indígenas, é correto afirmar
que:
A) Conforme a força da consciência coletiva aumenta, mais
intensa é a solidariedade mecânica.
B) Quanto mais primitiva uma sociedade, como a dos índios,
maior a solidariedade orgânica que a caracteriza.
C) Essa sociedade possui a presença de um sentimento
comum de pertencimento, e de nulidade em relação à
coletividade, típica da solidariedade orgânica.
D) Emerge, junto à intervenção do Estado, uma ameaça às
tradições e à cultura ancestral indígena, materializada no
tipo de solidariedade denominado “orgânica”.
Olá, resposta A
Olá Vagner! A resposta correta é a letra A).
Pois, segundo o pensamento do sociólogo Durkheim, a solidariedade mecânica depende da consciência coletiva comum alcançada em uma sociedade. Ou seja, quanto mais forte for a consciência coletiva dos indivíduos que a compõem, maior será a intensidade da solidariedade mecânica entre eles.
Olá,
A questão apresentada envolve a análise de uma sociedade indígena sob a ótica das teorias de Émile Durkheim, especificamente em relação aos conceitos de solidariedade mecânica e orgânica, que descrevem tipos distintos de coesão social em sociedades.
De acordo com Durkheim, ele distingue as sociedades em dois tipos principais de solidariedade:
Solidariedade mecânica: Característica de sociedades mais primitivas, onde a coesão social provém do forte senso de similaridade entre os membros da sociedade. As normas e valores coletivos são internalizados de maneira uniforme, e as punições para a transgressão social tendem a ser retributivas e coletivas. Esse tipo de solidariedade é mais comum em sociedades tradicionais, onde as funções são menos especializadas e a vida social é mais homogênea.
Solidariedade orgânica: Característica de sociedades mais complexas e modernas, nas quais a coesão social é resultado da interdependência dos indivíduos que desempenham funções especializadas. Nesse tipo de sociedade, a solidariedade se baseia na diversidade das funções desempenhadas pelos membros, e as punições para a transgressão social são mais restitutivas (focando na reintegração do infrator à sociedade).
Analisando a questão à luz da sociologia durkheimiana, a alternativa correta é a letra A:
A) Conforme a força da consciência coletiva aumenta, mais intensa é a solidariedade mecânica.
Essa alternativa reflete com precisão a teoria de Durkheim, que argumenta que, nas sociedades com maior "consciência coletiva" (isto é, onde os valores e normas compartilhados são mais fortes e amplamente aceitos), a solidariedade tende a ser mecânica, pois a homogeneidade entre os membros da sociedade é mais evidente. Em sociedades indígenas, com forte coesão social baseada em práticas e crenças compartilhadas, a solidariedade é predominantemente mecânica.
As outras alternativas estão incorretas por diferentes motivos:
B) Quanto mais primitiva uma sociedade, como a dos índios, maior a solidariedade orgânica que a caracteriza.
Isto é incorreto, pois, para Durkheim, as sociedades primitivas possuem maior solidariedade mecânica devido à homogeneidade e à pouca divisão do trabalho, enquanto a solidariedade orgânica é típica das sociedades mais complexas, com uma divisão do trabalho mais acentuada.
C) Essa sociedade possui a presença de um sentimento comum de pertencimento, e de nulidade em relação à coletividade, típica da solidariedade orgânica.
A descrição de "nulidade em relação à coletividade" não se encaixa na solidariedade orgânica. Na verdade, a solidariedade orgânica está vinculada à interdependência das funções sociais, e não à anulação da coletividade.
D) Emerge, junto à intervenção do Estado, uma ameaça às tradições e à cultura ancestral indígena, materializada no tipo de solidariedade denominado “orgânica”.
A solidariedade orgânica não surge diretamente com a intervenção do Estado. A "ameaça" que o Estado representa para as culturas indígenas está mais ligada à imposição de normas externas, mas não à solidariedade orgânica. Durkheim descreve esse tipo de solidariedade em sociedades modernas, com forte divisão do trabalho, não em relação à cultura ancestral ou a uma "ameaça" do Estado.
Portanto, a análise sociológica atualizada confirma que a alternativa correta é a A, que relaciona corretamente a consciência coletiva e a solidariedade mecânica em sociedades mais primitivas, como as indígenas descritas na questão.