Foto de Zelia F.
Zelia há 6 anos
Enviada pelo
Site

Jogos teatrais

Boa noite meu nome e Zélia , sou estudante do curso de pedagogia , e vamos apresentar um trabalho de arte , e vamos apresentar oficina de teatro. E escolhemos a Viola Spolin. Porem estamos em duvida na metodologia dela . como montar uma oficina usando a metodologia dela. Obrigada . Meu email é: zeliafonseca@ig.com.br
Professor William D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar William
Inicialmente quero parabenizá-la pela escolha. Viola Spollin escreve de um modo ímpar suas atividades e classifica cada grupo de atividades. Tem atividade para a abertura da aula, para o meio e para o fim. Eu não recordo agora cada categoria, mas sei desmistificar cada tipo para você. Porque no momento em que estou levantando meu plano de aulas, eu uso outros autores, minha experiência de arte-educador e de professor. Por isso não me prendo a forma particular na qual ela constrói sua oficina, Entrarei em contato pelo e-mail para aproximar a comunicação.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Beatriz H.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Beatriz
Boa tarde. Viola Spolin tem diversos tipos de jogos teatrais muito bons. Você pode escolher alguns jogos e explicar que eles devem ser adaptados para a realidade da sala de aula. Vou citar alguns jogos que se encontra no livro “O fichário de Viola Spolin” e que você pode aplicar na sua aula de Pedagogia. Lembre-se que ela utiliza a estrutura Foco, que é como se fosse o objetivo; Instrução, que são os comandos que você dará; Avaliação, após cada atividade você conversa com o grupo para saber o que sentiram, quais percepções. Tem um jogo chamado "Caminhada no espaço que é muito utilizado no teatro, acho ele muito bom para iniciar a aula. O foco (objetivo) do jogo é que os participantes percebam o espaço e seus corpos nesse espaço. Então você inicia pedindo para que caminhem no espaço, vai dando instruções: “atravesse o espaço, deixe que o espaço atravesse você”. Eu quando aplico essa atividade coloco algumas coisas que vivenciei na prática, como “caminha na ponta dos pés, caminhe com o calcanhar, imagine que está num balde de gelatina”. Depois você pergunta se alguma forma de caminhar incomodou, se doeu, o que sentiram, como perceberam o espaço (avaliação). Você pode ir mesclando os jogos, utilizar um que foque o corpo, outro que foque os sons. Pode seguir usando mais um com foco corporal. “Sentindo o eu com o eu”, você pede para sentarem em uma cadeira e as instruções são: “sinta os pés nas meias, sinta as meias no pé, sinta o dedo no anel, sinta o cabelo na cabeça” e assim por diante. No momento de avaliação pergunte se sentiram diferença ao sentir a meia no pé e o pé na meia, se foi difícil perceber o corpo ou se foi fácil. Depois pode seguir com um para percepção sonora, “Ouvindo o ambiente”, podem ficar sentados, você indica que todos fechem os olhos, de tempos em tempo os lembre de perceber os sons mais altos, os sons mais baixos. Finalize com perguntando o que cada um ouviu. Pode finalizar com um “Jogo de bola”, eu gosto muito de fazer esse em roda. Eles jogarão com uma bola imaginária. Inicia o jogo indicando qual o tamanho da bola e o peso, e um jogador deve ir passando para o outro e modificando o peso e o tamanho conforme vão passando para o outro. Faça a avaliação perguntando sobre a dificuldade de visualizar a bola, de mudar o ritmo. E pergunte quais atividades gostaram mais, por qual motivo. Espero ter ajudado.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Angelo V.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Angelo
Bom dia, Zélia. Tudo bem? Junto com o fichário de jogos teatrais da Viola vem um manual de instrução de como usar os jogos. É um livro bem fino com linguagem muito acessível. Lá você vai encontrar as orientações de como montar as oficinas, de como lidar com possíveis problemas que ocorrerão (ou não), de como explorar a potencialidade de cada jogo. Sua leitura é muito útil e enriquecedora, mesmo que você não pretenda trabalhar com os jogos em si, pois é um material altamente sensível e generoso em relação ao trato com as crianças (e até os adultos). Se precisar de mais informações sobre esse manual ou de alguma orientação sobre o desenvolvimento das oficinas, eu me coloco à disposição por WhatsApp. Espero ter podido contribuir.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Tato F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Tato

Qual a dúvida? Se usam Viola Spolin? Não tenham dúvida! Encontraram o melhor caminho!!!!
Claro, é impostantíssimo conhecer o trabalho dela, ler ao menos do que setrata, para entender e poder aplicar!
Parabéns pela escolha!
Desculpe escrever tanto tempo depois, mas apenas agora tive acesso a essa questão sua!
Sucesso!
Tato Fischer

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor