O narrador convesa com o leitor?aproveite e indique esse trecho
Sim, em "O Cortiço", o narrador utiliza a técnica de narrativa em terceira pessoa onisciente, o que lhe permite estabelecer uma relação de proximidade com o leitor através de comentários e reflexões.
Um trecho em que isso fica evidente é quando o narrador comenta sobre as características da personagem Jerônimo:
"Jerônimo, de fato, era uma dessas naturezas amolecidas pela vida fácil e pelo clima tórrido do equador; tinha a inteligência preguiçosa, os nervos embotados pelo hábito da inércia, a vontade sem energia, a sensualidade sem refinamento."
Nesse trecho, o narrador faz uma análise psicológica do personagem, descrevendo suas características e traçando um perfil de sua personalidade. Ao fazer isso, o narrador estabelece uma relação de proximidade com o leitor, compartilhando suas reflexões e opiniões sobre os personagens da história.
Michelly, sim, a narração em 3a. pessoa, onisciente, possibilita essa proximidade com o leitor ao descrever a cena, a ação e colocar o leitor em contato com o pensamento do narrador. Este tem acesso à intimidade da personagem, suas emoções e pensamentos, e causa maior imersão em sua condição.
Veja este trecho:
“Também cantou. E cada verso que vinha da sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio. E o Firmo, bêbedo de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano com línguas finíssimas de cobra.”
Espero tê-la ajudado.
At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.
O Cortiço" é um dos romances mais importantes da literatura brasileira, escrito por Aluísio Azevedo e publicado em 1890. O livro é um marco do Naturalismo no Brasil, movimento literário que enfatiza uma visão determinista da vida humana, em que os indivíduos são fortemente influenciados pelo meio ambiente, pela hereditariedade e pelas condições sociais.