Eu pesquisei sobre o assunto e, também, estudei. Todavia, não me parece muito adequado ao contexto, refiro-me sobre o "arrependimento do Eterno" ou tristeza como queira. O que, deveras, significa no hebraico esse arrependimento exposto no versículo 14?
Grato.
Olá, tudo bem?
O "arrependimento" de Deus precisa ser entendido de acordo com aquilo que chamamos de antropopatismo. Antropopatismo significa atribuir “sentimento humano” – do grego antropos, “humano”, e pathos, “sentimentos”, assim, ao fazer uso de termos que expressam tais sentimentos, a escritura está transmitindo conceitos para nós que seriam intrasnmissiveis se não fizesse uso de uma linguagem de acomodação, como esta por exemplo, que não tem efetivamente a inteção de dizer que Deus errou ao traçar tal plano e então se "arrependeu". Sabemos que Deus é eterno e imutável em sua sabedoria e, naturalmente, sendo onosciente, é claro que conhece todas as coisas e, portanto seria impossivel se arrepender no mesmo sentido que nós nos arrependemos. Portando, ao dizer que Deus se "arrependeu", ela está apontando para a forma como Deus interage no tempo com suas criaturas, mudando a forma como as trata, não os seus decretos eternos, que permanecem para sempre, mas sim a forma como se relaciona diante de alguma ação humana.
Ola BOB,
Neste capítulo, se narra um passo marcante para falar da história de Israel.
Muitas vezes a bíblia usa uma linguagem muito humana para palar de Deus aos homens. Isso porque é humana e quer ver o humano entender e viver sua história e fé. Aí se tratava de uma história muito dura. Por isso se usa a palavra IRA, PERDÃO...
Moisés diz: O povo é vosso! E Deus então volta para este povo, abençoa, acolhe, usa do seu melhor atendimento e vem a expressão: "E O SENHOR SE ARREPENDEU DAS AMEÇAS"...Porque ele também, pões este povo à prova.
O senhor voltou a dar a sua bênção, a acolher.
Espero ter ajudado. Prof Márcia Souza