Jesus não fez errado em curar no sábado, né? Pois, curar não é trabalhar.
O que Jesus nos ensina nas passagens que "desbedece" a Lei, é que o próximo importa mais a Deus do que as regras. Assim o é em Marcos 7;4-6. Na passagem do bom samaritano, Jesus reforça este entendimento e em Romanos 13;8-10 Paulo reafirma que o amor ao próximo é o mais importante para Deus. Perceba que quando se fala de trabalho, com o objetivo de ganhar dinheiro é diferente da obra. E, fechando o entendimento, uma reflexão: Deus descansa no sétimo dia depois que viu que tudo que fez era bom. Podemos nós descansar enquanto não tivermos feito o que é bom aos olhos de Deus?
acrexscentando ao P. Wilsom: pode-se argumentar sobre o que se define como trabalho. Existem muitas interpretações casuísticas disso no Judaísmo, assim como na Igreja. Mas Deus também nos deu bom senso, e é por isso que devemos sempre questionar qual é a razão e a intenção do mandamento.
Porque Jesus foi visto como ferindo a Lei ao curar no sábado?
O problema não está em que Jesus desobedecer a Lei ao curar, visto que a própria Lei nós ensina sobre o princípio de fazer o bem, de amar ao próximo.
O problema é que na época de Jesus, os grupos religiosos, extrapolaram a Lei, criando como se fossem complementos da Lei, um exemplo é quando Jesus cura o paralítico e ele pega sua cama, é questionado pelas autoridades por estar carregando sua cama. Isto, porque dentre os aparatos legais por eles criados, havia um dizendo que não se possuía carregar o leito no sábado.
Então, Jesus ao curar não está ferindo a Lei, precisamos tomar muito cuidado ao dizer que Jesus descumpriu a Lei por amor ao próximo, porque ao fazer isso validando uma hermenêutica problemática.
Jesus não desobedecer a nenhum mandamento sequer, pecado não se encontrou Nele.