Foto de Rose C.
Rose há 8 anos
Enviada pelo
Site

Invasão por cima da rede


Quando time B faz a recepção do saque e a bola vai para o jogador da rede fazer o levantamento, um jogador do time A pode passar sua mão por cima da rede obstruindo o levantamento do jogador.

Vôlei Geral
6 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 8 meses

No vôlei, é importante respeitar as regras de invasão sobre a rede. Quanto à situação descrita, um jogador do time A não pode passar a mão por cima da rede para obstruir o levantamento do jogador do time B.

De acordo com as regras do jogo, só é permitido tocar ou passar as mãos por cima da rede durante um bloqueio ou um ataque, mas somente se o jogador não interferir com o jogo do adversário antes ou durante o golpe de ataque — o que inclui o levantamento.

Se a bola ainda estiver claramente com o time B, tentando realizar um levantamento, e o jogador do time A estiver invadindo o espaço por cima da rede, isso é considerado uma falta de invasão. O jogador do time A pode tentar bloquear ou atacar a bola se ela já estiver sendo lançada em direção ao lado do time dele ou se estiver claramente acima da rede em posição de ataque.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Pedro S.
Respondeu há 6 anos
Contatar Pedro

Olá, Rose

 

 

nesse caso, como a recepção foi do time B, logo a posse de bola para o ataque é dele, mas caso haja ero de recepção e a bola fique na zona neutra da rede, ou seja, uma linha imaginária exatamente em cima da rede, mas como a posse de bola é do B, o time A não pode ultrapassar essa linha imaginária, se ultrapassar esssa linha é ponto do time B.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Profa. H.
Respondeu há 8 anos
Contatar Profa.
Tal bloqueio seria ilegal, Rose. As regras oficiais da Federação Internacional de Voleibol (atualizadas em 2017) dizem que o time A não pode bloquear antes do ataque do time B se a bola ainda estiver na quadra do time B. Ou seja, o time A não pode interromper a jogada do time B.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Alexandre P.
Respondeu há 8 anos
Contatar Alexandre
não isso é invasão. ponto direto para o time B

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Tiago F.
Respondeu há 7 anos
Contatar Tiago


Oi Rose, não pode passar a linha superior da rede pro outro lado, a bola quando fica exatamente em cima da fita da rede, está em uma zona neutra pra ambos os times. No entanto, se a bola estiver pro lado do levantador ( como no seu exemplo ) o outro jogador do Time A não pode invadir e obstruir a jogada, é infração ( invasão ). Espero ter ajudado! Tiago

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Cláudia L.
Respondeu há 3 anos
Contatar Cláudia

Olá, se o time A está realizando o saque e, eu sou jogador do time A, enquanto a bola não passar por cima da rede ou for tocada por alguém da equipe B, eu não posso tocar na bola.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa