O "en passant" consiste na captura realizada por um peão "na passagem" de um outro peão adversário. Isso ocorre quando um peão está na quinta fileira e um peão adjacente adversário anda duas casas, terminando o seu movimento na quinta fileira também. Imaginemos que um peão branco está em g5, e um peão preto avança de f7 para f5. No lance imediatamente seguinte a 1... f5, as brancas poderão capturar o peão das negras em movimento na diagonal: g5-f6. Para que isso ocorra, não é necessário que a casa da frente esteja vazia, pois isso não interfere no movimento.
O "En passant" é um movimento especial de peão x peão que acontece na 5ª (brancas) e 4ª (negras) fileira do tabuleiro. Basta o seu peão estar localizado na 5ª fileira e seu adversário se movimentar duas casas na primeira jogada do peão. Assim que passar ao seu lado você deve no lance seguinte fazer o en passant ou ele não poderá ser usado depois. A captura acontece como se o peão adversário ao invés de andar 2 andou 1 casa, e assim o seu peão consegue fazer a captura para a diagonal.
Espero ter ajudado!
Olá Roberta!
Sobre a aplicação do en-passant, está certo, ele captura uma casa na diagonal a frente tendo o peão adversário ultrapassado a casa de captura, contudo, não necessariamente a casa à frente do seu peão precisa estar vazia, estando ou não vazia, pelo fato de o en-passant ocorrer na coluna ao lado, não impacta no tema em sí.
Sim está correto é isso mesmo se ainda tiver duvida veja esse video. https://youtu.be/1INP4kq2tFE