Este curso destina-se às pessoas com interesse em aprender as ferramentas fundamentais para a utilização do software R, a fim de conduzir as próprias análises na graduação e pós-graduação. O R é um programa gratuito, acessível a maioria dos computadores e com funcionalidades que podem ser aplicadas em boa parte das pesquisas quantitativas e qualitativas.
A ementa do curso contempla a apresentação dos objetos fundamentais do R (vetores e data frames, por exemplo) e as respectivas manipulações desses objetos nos processos de organização e descrição de dados, através do programa RStudio.
…
Este curso destina-se às pessoas com interesse em aprender as ferramentas fundamentais para a utilização do software R, a fim de conduzir as próprias análises na graduação e pós-graduação. O R é um programa gratuito, acessível a maioria dos computadores e com funcionalidades que podem ser aplicadas em boa parte das pesquisas quantitativas e qualitativas. A ementa do curso contempla a apresentação dos objetos fundamentais do R (vetores e data frames, por exemplo) e as respectivas manipulações desses objetos nos processos de organização e descrição de dados, através do programa RStudio. Inicialmente, abordaremos o conceito de objetos e pacotes, explorando as funcionalidades do pacote base do programa. Adiante, trabalharemos com importação e operações de preparações de dados utilizando pacotes diferentes (base, data.table e dplyr). Por fim, será dado um panorama sobre estatística descritiva e elaboração de gráficos utilizando o pacote ggplot. Utilizaremos o livro R for Data Science (https://r4ds.had.co.nz/) e materiais complementares, todos abertos. Sou bacharel em Estatística pela UFMG e trabalho com o software R há 5 anos elaborando relatórios técnicos com descrição de dados e modelagens inferenciais e preditivas (aprendizado de máquina). + Ler maisSou Leonardo, Bacharel em Estatística pela UFMG. Minha formação possui uma base forte de cálculo, de álgebra linear e de probabilidade, o que facilita o entendimento da matemática, não só no nível superior, mas também no nível básico.
Durante um ano e meio da minha graduação fui bolsista de Monitoria em Estatística e Probabilidade e também tive a oportunidade de ser bolsista em um projeto de oficinas de iniciação científica.
Na monitoria, além de ajudar os alunos com dúvidas, participei da elaboração de materiais didáticos no contexto da bioestatística.
Proponho o ensino a partir do desenvolvimento cuidadoso das teorias, com a profundidade necessária e sem focar apenas nos macetes. O entendimento cuidadoso das teorias permite que o aluno resolva os exercícios de maneira mais fluida, rápida e independente.
A Estatística e a Matemática são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio e do senso crítico.
O pensar matemático abre portas para todos os tipos de conhecimento.