História do Brasil para ENEM e Vestibulares

Prepare-se para o ENEM e vestibulares

História História do Brasil Ensino Médio ENEM
Este curso é primordiamente voltado para:
Pré-Vestibular
R$ 50 / aula
Valor total do curso R$ 540,00.
Pague em até 12x sem juros
Aulas de 1 hora
Ao-vivo
13 a 21 anos
Certificado de conclusão
Pode assistir em qualquer dispositivo
1 aula semanal por 11 semanas
3 a 5 alunos por turma
R$ 50 / aula
Valor total do curso R$ 540,00.
Pague em até 12x sem juros
Aulas de 1 hora
Ao-vivo
13 a 21 anos
Certificado de conclusão
Pode assistir em qualquer dispositivo
1 aula semanal por 11 semanas
3 a 5 alunos por turma

O que você irá aprender

Compreender a História do Brasil de forma crítica
Aprender os principais momentos da história do Brasil
Resolver questões de História do Brasil de ENEM e Vestibulares
Pensar o Brasil historicamente

Descrição

Este curso tem como objetivo abordar a História do Brasil com foco na prova do ENEM e demais vestibulares. A cada aula, além do conteúdo, serão resolvidas questões específicas sobre aquilo que foi tratado.
Conteúdo:
Aula 01: O território brasileiro antes de Cabral - Noções de Arqueologia e História Antiga
Aula 02: A chegada dos colonizadores e a construção da América portuguesa
Aula 03: A Independência do Brasil como processo histórico
Aula 04: O Período Imperial - Primeiro reinado e período regencial
Aula 05: O Período Imperial - Segundo Reinado
Aula 06: A Abolição da escravidão e a…

+ Ler mais

Turmas (0)

Fuso horário da Professora:


Carregando seus cursos ao vivo

Sobre a professora

Mayra G.

Possuo licenciatura e bacharelado e mestrado em história pela Universidade de Brasília (UnB). Sou doutora em história pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Durante minha formação, tive oportunidade de ministrar aulas tanto para o Ensino Básico quanto para o universitário. Tenho experiência como professora particular de história para ensino fundamental e médio.
Atualmente atuo como historiadora na Gerência de Filatelia dos Correios, trabalhando diretamente com selos postais. Os selos são documentos históricos e, por meio de imagens, é possível refletir sobre o que aconteceu no passado. Meu trabalho nesta área é voltado especialmente para a produção de textos e conteúdos sobre história dos selos, bem como oficinas de coleção de selos para o público em geral.

Sou apaixonada por história e acredito que o ensino dessa disciplina deve estar atrelado à formação da consciência crítica dos alunos, bem como ao entendimento do seu lugar enquanto indivíduo na sociedade. Aprender história é muito mais do que decorar fatos e datas. É a partir da formação da consciência de tempo que as pessoas conseguem refletir sobre o presente enquanto processo histórico, ou seja, como determinadas organizações da nossa sociedade atual encontram explicação em questões que ocorreram no passado. Além disso, o contato com a história de indivíduos e sociedades que viveram há muito tempo e, por isso, são diferentes de nós, ajudam o aluno a entender a multiplicidade das formas de se viver em grupo, despertando curiosidade para compreender o diferente.

Minha metodologia está voltada para compreender as dificuldades do aluno para que possamos construir o conhecimento histórico dele em conjunto. Utilizo recursos como imagens, textos e fontes de época, buscando levar o aluno a refletir sobre os documentos para entender determinado evento ou processo histórico. Acredito que o conhecimento histórico deve ser construído pelo aluno com o auxílio do professor, para que assim ele forme sua consciência crítica e entenda a utilidade e os motivos de se aprender história.

Desde que comecei a estudar história entendi como essa área permite compreender questões sociais de maneira crítica. Para mim, é uma forma de entender minha própria época, meu lugar no mundo e todo o processo que ocorreu para chegarmos até aqui. Também me permite ver como as pessoas pensavam e agiam de maneira diferente em várias épocas. Ou seja, a interpretação do passado abre portas para entrar em contato com as mais diversas vivências humanas em sociedade. Aprender história é um exercício de curiosidade e de reflexão sobre o ser humano no tempo!