Do início da educação até a Psicopedagogia
Por: Ully F.
20 de Março de 2020

Do início da educação até a Psicopedagogia

A evolução da educação na História

História Assuntos que mais caíram no Enem Ensino Médio História Geral Reforço Escolar Curso superior

Do início da educação até a Psicopedagogia

 

 

Caminhando pela história da educação comecemos a análise na Idade Média aonde tudo era produzido para o coletivo e se analisado socialmente temos pesquisas que apontam que a produção era basicamente para a subsistência. Neste período não existia nenhuma organização educacional e todo saber que circulava na sociedade era fruto do saber do dia a dia, e o conhecemos como “senso comum”.

O período histórico conhecido como Idade Moderna teremos uma restruturação dos saberes reformulando assim a estrutura social existente na época, ocorrendo um grande revolução social podemos citar a revolução francesa e até mesmo a revolução industrial segundo Nobio, Noberto (1986, p.768), Dic. de Política. Vale salientar em conjunto as descobertas científicas, industrialização e a aceleração do ritmo de vida após esses processos sociais citados anteriormente principalmente por parte da Revolução industrial e a preocupação da produtividade em pouco tempo.

Após o surgimento do ensino sistematizado e segmentado será deslocado o aprendizado que antes era feito pela família ou por pessoas próximas em seus lares para serem transmitidos por estranhos em ambientes distantes de suas casas e junto com pessoas de idades próximas – surge assim o convívio social com o objetivo de transmitir conhecimentos diversos não apenas os conhecimentos de “senso comum”.

Com esse novo método de ensinar fez surgir com ele a possibilidade de perceber que as pessoas assimilavam conteúdos em “tempos” diferentes, sendo assim apontado dificuldades claras no processo de aprendizado.

Assim, com a percepção dessas dificuldades passa a surgir um foco diferente na educação, que é – identificar e buscar a solução dos problemas – tanto durante a primeira e a segunda guerra mundial, surgirá pesquisas em tal área, buscando sempre aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem.

Algumas áreas específicas passam a se preocupar com o que pode vir a interferir no processo de aprendizagem, passando assim a pensar formas e métodos para o ensino na Educação infantil e com isso abrindo a possibilidade do surgimento da Psicopedagogia.

 

 

 

Professora Ully Fernandes

R$ 40 / h
Ully F.
São Gonçalo / RJ
Ully F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Reforço Escolar em História História Geral Assuntos que mais caíram no Enem de História
Especialização: História (UERJ - Faculdade de Formação de Professores)
Professora de História, Geografia e Filosofia que busca ensinar de uma forma descolplicada e divertida diversos conteúdos fundamentais.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil