Ressignificações e uma nova forma de produzir arte
em 20 de Março de 2020
Do início da educação até a Psicopedagogia
Caminhando pela história da educação comecemos a análise na Idade Média aonde tudo era produzido para o coletivo e se analisado socialmente temos pesquisas que apontam que a produção era basicamente para a subsistência. Neste período não existia nenhuma organização educacional e todo saber que circulava na sociedade era fruto do saber do dia a dia, e o conhecemos como “senso comum”.
O período histórico conhecido como Idade Moderna teremos uma restruturação dos saberes reformulando assim a estrutura social existente na época, ocorrendo um grande revolução social podemos citar a revolução francesa e até mesmo a revolução industrial segundo Nobio, Noberto (1986, p.768), Dic. de Política. Vale salientar em conjunto as descobertas científicas, industrialização e a aceleração do ritmo de vida após esses processos sociais citados anteriormente principalmente por parte da Revolução industrial e a preocupação da produtividade em pouco tempo.
Após o surgimento do ensino sistematizado e segmentado será deslocado o aprendizado que antes era feito pela família ou por pessoas próximas em seus lares para serem transmitidos por estranhos em ambientes distantes de suas casas e junto com pessoas de idades próximas – surge assim o convívio social com o objetivo de transmitir conhecimentos diversos não apenas os conhecimentos de “senso comum”.
Com esse novo método de ensinar fez surgir com ele a possibilidade de perceber que as pessoas assimilavam conteúdos em “tempos” diferentes, sendo assim apontado dificuldades claras no processo de aprendizado.
Assim, com a percepção dessas dificuldades passa a surgir um foco diferente na educação, que é – identificar e buscar a solução dos problemas – tanto durante a primeira e a segunda guerra mundial, surgirá pesquisas em tal área, buscando sempre aprofundar o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem.
Algumas áreas específicas passam a se preocupar com o que pode vir a interferir no processo de aprendizagem, passando assim a pensar formas e métodos para o ensino na Educação infantil e com isso abrindo a possibilidade do surgimento da Psicopedagogia.
Professora Ully Fernandes