5 estratégias de como aprender italiano sozinho
em 28 de Junho de 2023
O termo “fluência” é uma das palavras mais usadas em propagandas de cursos de idiomas e também um dos objetivos mais genéricos citados pelos alunos. Quando perguntados “O que você gostaria de alcançar com o inglês?” é muito comum a resposta “- Ah, quero ser fluente.” Embora essa resposta vaga possa demonstrar uma ligeira falta de objetividade com as próprias metas, acho importante estabelecermos de uma vez por todas: o que é ser fluente?
Uma forma objetiva de se encarar a fluência é usando uma escala de proficiência em um idioma, e a mais usada é o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR)¹. Esse padrão divide as capacidades do estudante de idiomas em três níveis (A-básico, B-independente e C-proficiente), e cada nível em dois sub-níveis (A1-iniciante, A2-básico, B1-intermediário, B2-usuário independente, C1-proficiência operativa eficaz e C2-domínio pleno). Vamos dar uma olhada mais minuciosa?
Começando pelo nível mais básico:
A — Básico
A1-Iniciante
É capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
A2-Básico
É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.Sejamos francos, o nível A deveria ser facilmente alcançável por um aluno regular de inglês escolar, mas se com 100 minutos por semana (2 aulas) em 7 anos de curso (do 6.º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio), você ainda não for capaz de uma comunicação básica, shame on you! tudo bem, a Idioma Independente agradece!