Estudo de Narrativas em Inglês
Por: Vivian N.
03 de Dezembro de 2020

Estudo de Narrativas em Inglês

Como o estudo de narrativas pode melhorar suas habilidades de reading e listening

Inglês Reading Listening Reading Comprehension Listening Comprehension Listening with music Comprehension Leitura Vocabulário ESL English (Inglês como segunda língua) Todas As Idades

Histórias estão presentes na vida de todos, seja em livros, filmes, séries, teatro, até mesmo músicas. O aprendizado da língua inglesa, por mais que já tenham mais aulas de Inglês como Língua Franca, ainda é, em muitos lugares, restrito à gramática, sintaxe e situações não vividas, sequer conhecidas pelos alunos. Aqui entra a abordagem do ensino de inglês por meio do estudo de narrativas.

Todaas as pessoas tem uma história que gostam muito. Com o avanço das tecnologias, os podcasts ficaram mais populares e estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas; muitos deles são fictícios, ou narram histórias da vida real. Assim, um meio de aprender inglês é utilizar dessas narrativas como ferramentas para o aprendizado da língua. Para os iniciantes, ao invés de se utilizar da música apenas para ensinar vocabulário novo, ou "variar um pouco" as aulas, a música pode ser utilizada para ser analisada enquanto narrativa. Gêneros diversos apresentam músicas que narram uma história, como Ghost From the Barrow, da banda Paddy and the Rats, ou Love Me Again, do cantor John Newman, e em conjunto com seus videoclipes podem oferecer ao estudante um meio mais divertido de se aprender inglês, pois ao invés de se prender às estruturas gramaticais ou exercícios padrões que já estão cansados de realizar, há a possibilidade de discutir sua opinião e compreensão da história narrada, permitindo maior envolvimento e engajamento com a atividade.

Além de músicas, há a possibilidade de usar histórias em quadrinhos, curta metragens, filmes, episódios de séries, todas as obras que já são familiares aos estudantes, além de apresentar novas. Todos esses itens podem ser utilizados para todas as idades e graus de aprendizado, pois estão presentes no cotidiano do estudante. Para aqueles mais avançados, é possível utilizar contos, livros e podcasts, para treinar, respectivamente, as habilidades de leitura e de listening, de acordo com as necessidades do aprendiz. O melhor do uso desses meios para o ensino de inglês é que pode se adequar, na escala de aula particular, aos interesses pessoais do estudante e, assim, garantir ainda maior engajamento dele ou dela na atividade.

Quando lemos um livro, vemos um filme, ou ouvimos uma música, o fazemos por entretenimento. As atividades com esses meios que são geralmente praticadas em sala de aula retiram o aspecto do entretenimento e acabam, por consequência, diminuindo o envolvimento do aluno com a atividade. Quantas vezes um estudante ficou animado porque iriam trabalhar um filme que era o seu favorito em aula, mas acabou se decepcionando porque não pode falar sobre o que gostava, ficando restrito aos aspectos formais apenas? O estudo de narrativas é o meio de não quebrar instantaneamente as expectativas dos estudantes. Ao trabalhar-se com narrativas, em qualquer escala, irá se trabalhar com os personagens, a ação, o conflito que a compõe - tudo o que a torna interessante para quem a consome. O estudo de narrativas permite, assim, um espaço para o estudante expor suas opiniões e apreciar mais a narrativa escolhida enquanto aprende uma nova língua. Simplesmente por permitir a discussão do enredo da narrativa, já há maior envolvimento por parte do estudante, pois os leitores, espectadores e ouvintes consomem a narrativa e mantém-se entretidos especialmente por causa do enredo. Uma vez aberta essa porta, a discussão dos pormenores não se torna exaustiva e diminui-se o distanciamento que haveria entre estudante e atividade se, após a exposição da narrativa já se passasse às atividades gramaticais e de use of English, como normalmente ocorre.

O estudo de narrativas, por fim, não só é um meio fácil e estratégico de aproximação do estudante com o conteúdo, como também é uma porta de entrada para aprofundamento pessoal do estudante em apropriação de narrativas, pois apresenta e disponibiliza diversos meios narrativos e atividades de interpretação que o estudante pode utilizar sem ter explícito o caráter didático que muitas vezes distancia o aprendiz (em especial adolescentes) do conteúdo ensinado.

R$ 50 / h
Vivian N.
São Paulo / SP
Vivian N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Correção de textos em Inglês Tradução para e do Inglês English for Beginners
Curso Livre: Curso de Extensão - Literature of American Fascism (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
Professora de inglês, com aulas personalizadas. Para quem quer entender e ser entendido em inglês!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil