Novos Formatos das Organizações
em 10 de Agosto de 2020
Certamente você utiliza o Google (ou algum outro buscador) quando quer fazer uma pesquisa na rede sobre um determinado assunto. Deve ficar impressionado com a velocidade que esses buscadores retornam uma enorme quantidade de resultados relacionados ao seu interesse e a facilidade que oferecem, afinal de contas basta apenas digitar algo em uma página e a mágica acontece.
O que a maioria de nós faz então? Se concentra nas primeiras páginas indicadas pelo buscador, tentando nelas encontrar algo que nos satisfaça naquele momento o que ocorre de forma mais ou menos satisfatória, além disso ainda existe a chance de se deparar com algum resultado da chamada busca paga, ou patrocinada.
Consequência desse e de outros fatores, não raras vezes, os resultados da pesquisa podem não ser tão apurados assim. Além disso a avalanche de páginas que esses buscadores nos indicam como relacionadas a um determinado assunto tornam a pesquisa infrutífera, pois é praticamente impossível consultar ao menos 1% das páginas sugeridas.
Um recurso pouco utilizado é a pesquisa booleana, onde se utilizam operadores para refinar os seus resultados de pesquisa. Booleana refere-se a George Boole, matemático e filósofo do século XIX, um dos precursores da moderna computação.
Esses operadores passam parâmetros para o sistema de busca nos quais são definidos qual será a combinação entre as expressões ou termos da pesquisa. Esses operadores são o AND, OR e NOT (em português E , OU e NÃO).
O operador AND/E tem o efeito de reduzir a enorme quantidade de resultados retornados, restringindo a busca a expressão criada. Como exemplo podemos digitar: Windows AND Linux. O buscador irá listar apenas páginas que contenham simultaneamente os dois termos (Windows e Linux).
Se você quiser aumentar a quantidade de resultados, utilize o operador OR/OU que retorna pelo menos um dos termos solicitados. A consulta Android OR iOS irá nos apresentar os resultados das páginas que tem um OU outro destes termos OU ainda os dois.
O operador NOT irá negar um dos termos da pesquisa. Uma dica para facilitar o seu uso é utilizar um sinal de subtração (-) antes do termo que não se procura informações. Por exemplo se você pesquisar informática -Linux, o termo Linux não deverá aparecer nos seus resultados.
Existem ainda uma série de outras combinações e refinamentos que podem ser feitos, todas com o intuito de mostrar resultados mais condizentes e eficientes. Muitas informações e correlações relevantes podem estar ( e frequentemente estão ) ocultas perante essa enorme quantidade de páginas e documentos disponíveis na rede. Da próxima vez que estiver no Google, experimente o recurso Pesquisa Avançada , e veja como seus resultados irão melhorar.