Falar em alemão é quase um tabu quando se cogita ensinar ou aprender um segundo idioma no atual cenário brasileiro: E não é para menos: o espaço é ocupado majoritariamente pela língua inglesa a décadas.
Ao se aprender uma nova língua é certo vir a mente ele, o inglês e suas justificativas: trabalho, viagens, meio científico oh my God! Sim o inglês é necessário e aqui ninguém quer dizer o contrário muito menos tirar sua importância.
Recentemente resolvi me aventurar e passar adiante o que eu sei de alemão e fui contratado em uma escola de idiomas na qual se ensinam incríveis NOVE idiomas, adivinhem qual é o mais requisitado!? Mas claro que é ele! O inglês! Obviamente eu já sabia disso, o que eu não sabia é que, eu e meu tão amado alemão seriamos sistematicamente atropelados pela língua da rainha.
De fato concordo que alemão é um tanto quanto complicado para algumas pessoas, aquele som fricativo que faz parecer que "estão brigando com você", aquelas declinações, aqueles gêneros: Meu Deus, por que tem três? Ah e ainda tem aquela trágica história da Segunda Guerra Mundial associada que deixa um pouco arranhado nosso idioma alemão. Mas sempre insisto que não é de todo difícil e meus alunos - os bons alunos, concordam: dois semestres e já não existem tantas regras e se recai naquele marasmo de língua estrangeira no qual sempre se aprende verbos-vocabulário.
No entanto, ensinar alemão em uma escola de inglês tem se mostrado bem mais complicado que eu pensava: não se trata de ensinar um idioma difícil, mas sim ser levado a uma guerra diária por maior espaço, dentro de uma administração que, ou não considera o alemão importante - veja, alemão é a segunda língua em publicações científica e a mais falada na Europa continental! ou só está preocupada com metas, números e lucros que obviamente vem do então carro chefe: o tão amado-necessário-bonito-útil inglês.
Estive envolto nos últimos meses na preparação de atividades extras para despertar maior interesse dos meus alunos: coloquei minhas ideias debaixo do braço e ouvi o que meus amigos do francês também ouviram “Ah poxa, não temos salas disponíveis, não temos público, infelizmente vamos ter que esperar” e mais outras desculpas. Na outra semana uma colega do inglês teve seu horário de conversação aprovado: ou se conseguiu um milagre de multiplicação de salas ou minhas ideias na época não foram valorizadas. Fui junto a chefia novamente reivindicar e finalmente agora eu consegui UMA HORA de atividades com meus alunos que estão mega felizes e engajados no idioma: hoje encho uma sala de alunos enquanto o inglês fica com seus 8 horários extras e suas salas vazias.
Por fim, mesmo com tantas barreiras, sinto-me realizado ao ensinar o idioma que tanto amo. Vejo com alegria os olhos dos alunos empenhados em aprender algo diferente, algo importante e já os avisei “Se for necessário, dou aula até no meio da rua, não é por falta de espaço que vamos ficar sem aula”. É isso, percebo que com a motivação certa muita coisa é possível, e que a te a maior das adversidades é possível de ser transposta.