Dica de Estudo - Palavras Cruzadas
Por: Adriana M.
18 de Abril de 2017

Dica de Estudo - Palavras Cruzadas

Islandês

Quando estamos estudando um novo idioma, é importante não deixar o estudo apenas para a sala de aula. Nisso sempre surgem as dúvidas de, como aluno, como posso aumentar meu contato com a língua, como posso estudar fora de sala e com quais materiais. Muitas pessoas vão recomendar livros, filmes, a internet, aplicativos… etc.

Para variar um pouco o tom da conversa gostaria de propor algo no qual a maioria das pessoas não pensam: Palavras cruzadas.

Quando eu estava na quarta série, minha professora olhou bem nos olhos de todos na sala e disse “quero que vocês façam pelo menos uma palavra cruzada completa por semana. Para aumentar seu vocabulário”. A sabedoria da minha professora valeu tanto naquela época quanto vale hoje em dia. Fazer palavras cruzadas:

  1. Te ajuda a aumentar o seu vocabulário com palavras dentro de um contexto: fazer palavras cruzadas seria o oposto de olhar uma palavra no dicionário, por assim dizer. Ao pegar a definição de uma palavra e tentar descobrir a palavra, você terá que pesquisá-la, o que aumentará seu conhecimento de seu uso. Você também acaba aprendendo as palavras da dica que tiver que pesquisar, caso esteja em um nível mais baixo de fluência.
  2. Melhora a ortografia: Muitas vezes achamos que sabemos escrever uma palavra, mas as palavras cruzadas não mentem: o número de quadradinhos é contado e os cruzamentos não vão deixar você errar vogais. Numa língua como o inglês, no qual a escrita é tão díspare da fala, escrever corretamente pode ser difícil sem prática.
  3. Traz novos conhecimentos culturais: Nem só de sintaxe e morfologia vive uma língua. Palavras cruzadas também trazem questões culturais relacionadas à língua alvo, trabalhando história, sociedade, economia, política, etc.
  4. E também, expressões e gírias! Não adianta ter um inglês impecável se ele for uma simples tradução de tudo o que você ver pela frente. Por isso, é importante conhecer expressões e girias da língua. Palavras cruzadas podem mostrá-las para você - e então, fica na sua mão pesquisar seu uso.

Estes são alguns dos benefícios de fazer palavras cruzadas como forma de estudo. Você pode encontrar o jogo em revistas nas bancas, em sites de jornais internacionais e também em aplicativos para seu celular. 

Fica então o desafio. Você já fez uma cruzadinha hoje?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil