Geografia não é só mapas

Geral Geopolítica Cartografia Ensino Fundamental Geologia

L.L. Ivanov et al, Antarctica: Livingston Island, South Shetland Islands (from English Strait to Morton Strait, with illustrations and ice-cover distribution), 1:100000 scale topographic map, Antarctic Place-names Commission of Bulgaria, Sofia, 2005 Rel

A Cartografia e a Geografia, de fato, sempre estiveram unidas. Apesar de a geografia como disciplina só existir desde meados do século XIX, a cartografia é certamente a forma mais antiga de representação da terra por diversas sociedades. A importância da cartografia é fundamental para geografia como instrumento por excelência, mas também para diversas outras disciplinas, constituindo-se, portanto, com um caráter interdisciplinar.

Segundo definição de Britannica Encyclopedia, cartografia é "a arte e a ciência de graficamente representar uma área geográfica, geralmente em uma superfície plana, como um mapa ou gráfico, que pode envolver a superposição de divisões geográficas ou políticas, culturais ou outros para a representação de uma área geográfica." Em outras palavras, podemos dizer que a cartografia possui a capacidade de fazer uma representação gráfica, ilustrativa, da realidade, mas de maneira a facilitar seu estudo ou visualização. 

Por esta capacidade de representação, a cartografia é utilizada por várias ciências como meio de estudo, de apuração, de visualização, de orientação, etc. Portanto, a cartografia possui uma epistemologia própria, uma função própria. Sem entrar em detalhes quanto a estas, mas, queremos ressaltar a cartografia como uma ciência ou arte própria. 

Por outro lado, a Geografia possui uma abrangência significativa. Seus paradigmas fizeram com que o objeto da geografia, a superfície terrestre e suas interações homem-meio, se tornasse quase que subjetivo. Isso fez com que a aceitação ou assimilação da disciplina da geografia se tornasse difícil. Quando não, num esforço de compreensão da disciplina, muitos associam a geografia imediatamente com uma de suas ferramentas mais concretas e mais utilizadas, o mapa, ou, mais precisamente, a cartografia. Se isso é um mérito para a Cartografia, não pode se dizer o mesmo para a própria Geografia. 

Sem entrar em discussões a respeito da influência do positivismo nestes dilemas geográficos, o fato é que a geografia é muito mais que apens mapas, jocosamente falando. A abrangência de geografia em áreas como Geologia, Climatologia, Sociologia, Filosofia, Meteorologia, Política, Antropologia, História, Economia, e por aí vai, são provas do profundo e maravilhoso saber geográfico que não devem ser simplificadas pela estereotipação através de uma ferramenta. 

Encontre o professor particular perfeito

Toda vez que comprasse um carro, deveria lembrar da geografia como se lembra da matemática, da química, do protuguês, etc. Cada componente mineral de seu carro é abrangido pelos estudos da geologia, da pedologia, da mineração, etc. - campos do saber geográfico. Se você pode comprar seu carro, isso porque é tem uma renda ou crédito compatíveis - campos de economia e da sociologia que são saberes geográficos. Se pôde deslocar-se à loja, se há uma loja, se aquele carro foi produzido - tudo isso inclui ciências políticas, economia, urbanismo, etc, todas ciências estudadas, incrementadas e reforçadas pela Geografia. 

Portanto, a próxima vez que pensar em Geografia, não pense apenas em Mapas. Lembre-se do clima, das teorias de governo, do meio ambiente, de economia. A contribuição da geografia vai muito além de mapas. Atinge a sociedade como um todo. 

Approximate flight path of US Airways Flight 1549 prior to crash / water landing on the Husdon River in New York City on January 15, 2009. Jim

Tutoria com Inteligência Artificial

Tecnologia do ChatGPT. Use texto, áudio, fotos, imagens e arquivos.

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo