CARTOGRAFIA HISTÓRICA E HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA
em 19 de Março de 2014
A Cartografia e a Geografia, de fato, sempre estiveram unidas. Apesar de a geografia como disciplina só existir desde meados do século XIX, a cartografia é certamente a forma mais antiga de representação da terra por diversas sociedades. A importância da cartografia é fundamental para geografia como instrumento por excelência, mas também para diversas outras disciplinas, constituindo-se, portanto, com um caráter interdisciplinar.
Segundo definição de Britannica Encyclopedia, cartografia é "a arte e a ciência de graficamente representar uma área geográfica, geralmente em uma superfície plana, como um mapa ou gráfico, que pode envolver a superposição de divisões geográficas ou políticas, culturais ou outros para a representação de uma área geográfica." Em outras palavras, podemos dizer que a cartografia possui a capacidade de fazer uma representação gráfica, ilustrativa, da realidade, mas de maneira a facilitar seu estudo ou visualização.
Por esta capacidade de representação, a cartografia é utilizada por várias ciências como meio de estudo, de apuração, de visualização, de orientação, etc. Portanto, a cartografia possui uma epistemologia própria, uma função própria. Sem entrar em detalhes quanto a estas, mas, queremos ressaltar a cartografia como uma ciência ou arte própria.
Por outro lado, a Geografia possui uma abrangência significativa. Seus paradigmas fizeram com que o objeto da geografia, a superfície terrestre e suas interações homem-meio, se tornasse quase que subjetivo. Isso fez com que a aceitação ou assimilação da disciplina da geografia se tornasse difícil. Quando não, num esforço de compreensão da disciplina, muitos associam a geografia imediatamente com uma de suas ferramentas mais concretas e mais utilizadas, o mapa, ou, mais precisamente, a cartografia. Se isso é um mérito para a Cartografia, não pode se dizer o mesmo para a própria Geografia.
Sem entrar em discussões a respeito da influência do positivismo nestes dilemas geográficos, o fato é que a geografia é muito mais que apens mapas, jocosamente falando. A abrangência de geografia em áreas como Geologia, Climatologia, Sociologia, Filosofia, Meteorologia, Política, Antropologia, História, Economia, e por aí vai, são provas do profundo e maravilhoso saber geográfico que não devem ser simplificadas pela estereotipação através de uma ferramenta.
Toda vez que comprasse um carro, deveria lembrar da geografia como se lembra da matemática, da química, do protuguês, etc. Cada componente mineral de seu carro é abrangido pelos estudos da geologia, da pedologia, da mineração, etc. - campos do saber geográfico. Se você pode comprar seu carro, isso porque é tem uma renda ou crédito compatíveis - campos de economia e da sociologia que são saberes geográficos. Se pôde deslocar-se à loja, se há uma loja, se aquele carro foi produzido - tudo isso inclui ciências políticas, economia, urbanismo, etc, todas ciências estudadas, incrementadas e reforçadas pela Geografia.
Portanto, a próxima vez que pensar em Geografia, não pense apenas em Mapas. Lembre-se do clima, das teorias de governo, do meio ambiente, de economia. A contribuição da geografia vai muito além de mapas. Atinge a sociedade como um todo.