Robinson - A educação virou "fast-food"
Antonio H.
em 03 de Fevereiro de 2020

Você sabia que uma das palestras mais assistidas do Ted foi a este senhor com o tema?Adivinha qual foi o tema de sua palestra: "as escolas matam a criatividade?" O Ken é britânico, e pelo visto, foi considerado um SIR (senhor)* que é tipo um cavalheiro lá na Inglaterra, ah! by the way... é bem fácil identicá-los quando falam o inglês, são os mais pulidos e gentlemans na língua. Anthony Hopkins, Ian Mckellen, Patrick Stewart. Se você é ruim de nomes, lembre-se do Odin, pai do Thor, do Gandalf ou do Professor Xavier? Agora sim né!

O Ken, como todo agente do MI6 haha, brincadeira... propõe uma transformação do paradigma educacional, porque o problema é que o sistema atual de ensino foi projetado e estruturado para uma época diferente. Ele sustenta a tese de que a educação deveria ter 3 alicerces:
1- a diversidade, por isso o assunto da invidualização.
2 - depois a curiosidade propondo um ensino com base na criatividade.
3 - e segundo um despertar criativo com base numa didática alternativa.

No passado dizia-se que se você estudasse iria conseguir um emprego, mas hoje em dia é mentira que se você estudar conseguirá emprego.
Essa educação, com base num modelo mental do iluminismo, que deu frutos no que hoje conhecemos mais como educação acadêmica, que é tipo um jeito de dizer quem é burro ou não, falando a grosso modo. E continuamos vendendo a ideia do mundo acadêmico em pleno século XX.

O Deficite de atenção é uma balela inventada por psicólogos, segundo o Ken. Simplesmente ainda não caiu a ficha de que estamos vivendo numa era incrívelmente intensa e sendo bombardeados de informação a cada instante de diversas plataformas.

Fala-se que por causa de certas necessidades especiais crianças falharam com o sistema mas na verdade foi o sistema que falhou com elas.
Meu! Imagina um cara que foi professor emérito de artes a quantidade de vezes que ele deve ter tido alunos em sua instituição que não tinha cabeça, coração e alma pra fazer artes?
Deixo o link da palestra caso você se aventura a ouvir este 007.
https://www.youtube.com/watch?v=aQym7WkF5ks

26 avaliações
Campinas / SP
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Metropolitana de Ribeirão Preto)
Prof. de Espanhol e Inglês. 11 anos experiência no exterior. Me formando em neuropsicopedagogia, especialização na aprendizagem e educação.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio H. Whatsapp do professor Antonio H. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 31 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil