Robinson - A educação virou "fast-food"
Por: Antonio R.
03 de Fevereiro de 2020

Robinson - A educação virou "fast-food"

Saiba como um educador de artes ministrou a palestra mais impactante no TED TALK

Pedagogia Reforço escolar Ensino Fundamental Aulas de reforço Dificuldades Acompanhamento Fundamental projeto projetoescolar neuropsicopedagogia tutoria Tutoria Educacional Personalizada Tutoria Pedagógica propostapedagógica Pedagogia comoaprender dica ideais

Você sabia que uma das palestras mais assistidas do Ted foi a este senhor com o tema?Adivinha qual foi o tema de sua palestra: "as escolas matam a criatividade?" O Ken é britânico, e pelo visto, foi considerado um SIR (senhor)* que é tipo um cavalheiro lá na Inglaterra, ah! by the way... é bem fácil identicá-los quando falam o inglês, são os mais pulidos e gentlemans na língua. Anthony Hopkins, Ian Mckellen, Patrick Stewart. Se você é ruim de nomes, lembre-se do Odin, pai do Thor, do Gandalf ou do Professor Xavier? Agora sim né!

O Ken, como todo agente do MI6 haha, brincadeira... propõe uma transformação do paradigma educacional, porque o problema é que o sistema atual de ensino foi projetado e estruturado para uma época diferente. Ele sustenta a tese de que a educação deveria ter 3 alicerces:
1- a diversidade, por isso o assunto da invidualização.
2 - depois a curiosidade propondo um ensino com base na criatividade.
3 - e segundo um despertar criativo com base numa didática alternativa.

No passado dizia-se que se você estudasse iria conseguir um emprego, mas hoje em dia é mentira que se você estudar conseguirá emprego.
Essa educação, com base num modelo mental do iluminismo, que deu frutos no que hoje conhecemos mais como educação acadêmica, que é tipo um jeito de dizer quem é burro ou não, falando a grosso modo. E continuamos vendendo a ideia do mundo acadêmico em pleno século XX.

O Deficite de atenção é uma balela inventada por psicólogos, segundo o Ken. Simplesmente ainda não caiu a ficha de que estamos vivendo numa era incrívelmente intensa e sendo bombardeados de informação a cada instante de diversas plataformas.

Fala-se que por causa de certas necessidades especiais crianças falharam com o sistema mas na verdade foi o sistema que falhou com elas.
Meu! Imagina um cara que foi professor emérito de artes a quantidade de vezes que ele deve ter tido alunos em sua instituição que não tinha cabeça, coração e alma pra fazer artes?
Deixo o link da palestra caso você se aventura a ouvir este 007.
https://www.youtube.com/watch?v=aQym7WkF5ks

R$ 90 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil