O Conhecimento Polissinodal

Geral Dificuldades de Aprendizagem Geral Geral Ensino Fundamental Psicopedagogia

Saiva como isto obriga o professor a se reinventar em pleno século 21

LLL - Lifelong Learning

Já não existe mais um conhecimento fixo.
O mundo em constante mudança propõe o fim das referências fixas e, portanto, uma demanda para a atualização contínua.

O conhecimento da idade média em diante era considerado conhecimento fixo. Eu deveria de "saber" para poder transmitir.
Perdeu-se a ideia da pesquisa numa biblioteca. Perdeu-se sentido na transmissão do conhecimento... o que mudou foi: onde eu busco conhecimento? como eu busco? qual é a velocidade? como eu acesso? como eu valido?

Tudo aquilo que eu aprendi está sendo transformado!

Antes existia uma gerontocracia, o poder dos mais velhores, hoje existe a efebocracia, o poder dos mais jovens.

Houve mudança no modelo de conhecimento, na maneira do recebimento do mesmo. Agora entende-se o conhecimento através de outra conceitualização.
O conhecimento estrutural, inicial, ainda é dominantemente universitário.

Antigamente.... se alguém ouvia a expressão: manda um torpedo... iriam se assustar hoje, a entendemos como um meio de comunicação rápida.
o Conhecimento está capilarizado (diluido, distribuido) em muitos centros e não somente em um lugar. Então o conhecimento requer agora uma estratégia no pensamento... Não existe mais essa ideia de que a nossa escola ou empresa é a melhor porque foi melhor durante 50 anos porque hoje, no agora, pode não ser mais. Não adianta eu continuar pensando no passado.

Artigos similares

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo