TRANSFERÊNCIA NA CONCEPÇÃO LACANIANA
em 03 de Abril de 2016
1- Faça uma tabela de tempo. Se você tem uma longa noite de estudo pela frente, planeje seu dia. Planeje estudar por períodos de 30 a 60 minutos com 5-10 minutos de intervalo. Seu cérebro precisa de uma pausa para recarregar as energias. Isso não é preguiça; é deixar seu cérebro sintetizar a informação.
2- Estabeleça um momento para se preocupar ou pensar em outras coisas. Às vezes é difícil estudar porque o mundo real continua a se insinuar em nossas mentes, para o bem ou para o mal. Sentimos como se não tivéssemos controle sobre nossos pensamentos, mas temos sim. Diga a si mesmo que você pensará sobre aquele problema, ou naquela garota (ou garoto) quando terminar. Você se sentirá um pouco mais confortável sabendo que esse momento por fim chegará. E quando chegar, o anseio pode já ter passado.
3- Alterne o modo como aprende. Vamos supor que você acabou de ler 20 páginas de uma apostila. A última coisa que você deveria fazer é ir direto para as próximas 20 páginas da apostila. Em vez disso, faça um quiz com cartões; faça alguns quadros para ajudar a lembrar daquelas fórmulas matemáticas; escute aquelas gravações em francês. Estude algo que envolva seções e habilidades diferentes do seu cérebro. Certamente, você ficará menos entediado.
4- Recompense a si mesmo. Às vezes precisamos de um estímulo para prosseguir com uma atividade. Se as boas notas não são uma recompensa boa o bastante, crie algo a mais para manter a concentração nos estudos. Talvez uma sobremesa e um tempo ocioso na frente da TV? Uma farra de compras? Ou que tal uma massagem ou um cochilo? O que faria seus estudos valerem o seu tempo?
5- Repense e volte ao início, se for necessário. Você já teve que lidar com uma pilha de documentos e pretendeu preenchê-los, mas simplesmente não sabia o que alguns deles significavam? Estudar pode ser assim às vezes. Reconheça quando é preciso voltar e simplificar as coisas. Se você não conhecer os princípios básicos, não tente avançar no conteúdo. Analise-o primeiro.
6- Torne o estudo mais criativo. Os professores sabem disso, mas raramente dirão: a leitura pode ficar entediante, principalmente quando é um assunto que não lhe agrada. Para tornar seu estudo mais eficaz e ficar concentrado com mais facilidade, use técnicas ativas de leitura. Isso evitará que seu cérebro se distraia e garantirá que suas notas permaneçam altas. Apresentamos a seguir algumas ideias:
7- Entre na internet e saia logo em seguida. Faça valer seu intervalo. Entre direto no Facebook. Ligue o celular. Seja ativo em todos seus vícios, mas faça isso somente por alguns minutos. Você vai se sentir um pouco melhor por ficar “conectado” como uma pessoa “normal”, mesmo se for só por 10 minutos.