APRENDA A MANTER O FOCO NOS ESTUDOS
Por: Aparecido A.
12 de Novembro de 2015

APRENDA A MANTER O FOCO NOS ESTUDOS

Pedagogia

1- Faça uma tabela de tempo. Se você tem uma longa noite de estudo pela frente, planeje seu dia. Planeje estudar por períodos de 30 a 60 minutos com 5-10 minutos de intervalo. Seu cérebro precisa de uma pausa para recarregar as energias. Isso não é preguiça; é deixar seu cérebro sintetizar a informação.

  • Tente também mudar de assunto a cada hora ou mais, para evitar ficar entediado ou cansar a mente. Se o cérebro receber informações demais sobre um só assunto, ele começará a entrar no piloto automático. Um novo assunto poderá despertar sua mente e sua motivação.

2- Estabeleça um momento para se preocupar ou pensar em outras coisas. Às vezes é difícil estudar porque o mundo real continua a se insinuar em nossas mentes, para o bem ou para o mal. Sentimos como se não tivéssemos controle sobre nossos pensamentos, mas temos sim. Diga a si mesmo que você pensará sobre aquele problema, ou naquela garota (ou garoto) quando terminar. Você se sentirá um pouco mais confortável sabendo que esse momento por fim chegará. E quando chegar, o anseio pode já ter passado.

  •  Se você começar a sentir sua mente viajando, interrompa o devaneio imediatamente. Pare, chacoalhe a cabeça e volte ao trabalho. Você é o senhor dos seus pensamentos. Você deu vida a eles e também pode interrompê-los!

3- Alterne o modo como aprende. Vamos supor que você acabou de ler 20 páginas de uma apostila. A última coisa que você deveria fazer é ir direto para as próximas 20 páginas da apostila. Em vez disso, faça um quiz com cartões; faça alguns quadros para ajudar a lembrar daquelas fórmulas matemáticas; escute aquelas gravações em francês. Estude algo que envolva seções e habilidades diferentes do seu cérebro. Certamente, você ficará menos entediado.

  • Assim também será mais fácil para seu cérebro processar informações. Alternar as habilidades usadas ajuda seu cérebro a processar a informação mais rápido e ainda “retê-la”. O tempo passará rapidamente e você se lembrará melhor do que estudou.

 

4- Recompense a si mesmo. Às vezes precisamos de um estímulo para prosseguir com uma atividade. Se as boas notas não são uma recompensa boa o bastante, crie algo a mais para manter a concentração nos estudos. Talvez uma sobremesa e um tempo ocioso na frente da TV? Uma farra de compras? Ou que tal uma massagem ou um cochilo? O que faria seus estudos valerem o seu tempo?

  •  Se possível, envolva sua família. Será que eles poderiam lhe ajudar com algum incentivo? Talvez eles possam livrar você da tarefa que menos lhe agrada ou aumentar sua mesada caso você tire notas melhores. Pergunte se eles estão dispostos a ajudar com algum tipo de recompensa. Bom, perguntar não custa nada.

5- Repense e volte ao início, se for necessário. Você já teve que lidar com uma pilha de documentos e pretendeu preenchê-los, mas simplesmente não sabia o que alguns deles significavam? Estudar pode ser assim às vezes. Reconheça quando é preciso voltar e simplificar as coisas. Se você não conhecer os princípios básicos, não tente avançar no conteúdo. Analise-o primeiro.

  • Quando surgir uma questão do tipo "Qual foi a posição de George Washington no famoso Boston Tea Party?", vai ajudar muito saber quem foi George Washington. Descubra isso primeiro e “depois” prossiga com o conteúdo.

6- Torne o estudo mais criativo. Os professores sabem disso, mas raramente dirão: a leitura pode ficar entediante, principalmente quando é um assunto que não lhe agrada. Para tornar seu estudo mais eficaz e ficar concentrado com mais facilidade, use técnicas ativas de leitura. Isso evitará que seu cérebro se distraia e garantirá que suas notas permaneçam altas. Apresentamos a seguir algumas ideias:

  •          Faça perguntas a si mesmo enquanto lê;
  •          Pare em um determinado ponto e resuma em voz alta o que você leu;
  •          Faça anotações sobre os personagens, enredos ou eventos descritos;
  •          Crie um quiz durante a leitura para usar mais tarde;

7- Entre na internet e saia logo em seguida. Faça valer seu intervalo. Entre direto no Facebook. Ligue o celular. Seja ativo em todos seus vícios, mas faça isso somente por alguns minutos. Você vai se sentir um pouco melhor por ficar “conectado” como uma pessoa “normal”, mesmo se for só por 10 minutos.

  • Essa pequena sessão de recarga fará maravilhas com sua habilidade de se concentrar. Você pode pensar que é uma distração que lhe tirará do foco, mas no fim você será capaz de produzir mais. Isto é, desde que você use seu intervalo com sabedoria.
R$ 80 / h
Aparecido A.
Salto / SP
Aparecido A.
4,9 (7 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 13 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Pedagogia - Teoria do Currículo Pedagogia - Tecnologia na Ecuação
Especialização: Terapia Cognitivo Comportamental (Universidade Cruzeiro do Sul - SP)
Psicanalista, Prof. de Filosofia, Sociologia, História, Pedagogia e Psicologia, ampla experiência no Ensino Fundamental, Médio, Superior. e Cursinhos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil