COMO TORNAR A CONCENTRAÇÃO MAIS FÁCIL
Por: Aparecido A.
12 de Novembro de 2015

COMO TORNAR A CONCENTRAÇÃO MAIS FÁCIL

Pedagogia

1- Escute seu corpo. O fato é que todos nós temos períodos de energia máxima e também períodos de baixa energia. Quando os seus acontecem? Se possível, estude durante seus períodos de energia máxima. Você será capaz de concentrar-se melhor e absorver o conhecimento que estiver inserindo em seu cérebro. Em qualquer outro momento o estudo será apenas uma penosa batalha.

  • Para algumas pessoas, esses períodos acontecem de manhã bem cedo, quando elas ainda estão cheias de energia para continuar o dia. Para outras, o fluido energético corre apenas à noite, depois de uma aquecida. Qualquer que seja o seu período, escute seu corpo e estude durante esse momento.

2- Durma o suficiente. Os benefícios do sono são praticamente incontáveis. O sono não somente permite que seus hormônios sejam regulados e a informação sintetizada, como também lhe ajuda a funcionar a todo vapor no dia seguinte. De fato, tentar se concentrar enquanto está cansado é fisicamente similar a tentar se concentrar durante a embriaguez.[7] Se não conseguir se concentrar, esse pode ser o motivo.

  • A maioria das pessoas pessoas precisa de 7-9 horas de sono por noite. Algumas, de um pouco mais, outras, de um pouco menos. Por quantas horas você gosta de dormir quando não precisa programar o despertador? Tente dormir o necessário toda noite indo para a cama um pouco mais cedo do que o costume, conforme necessário.

3- Alimente-se bem. Afinal, você é o que você come, e se você come alimentos saudáveis, sua mente também será saudável. Almeje consumir alimentos coloridos e magros: sua frutas e vegetais coloridos favoritos, grãos inteiros, laticínios magros e carne magra, nozes (e não frituras e doces gordurosos) e gordura saudável, tais como chocolate amargo e azeite de oliva extra virgem. Uma dieta saudável manterá seu corpo energizado, sendo mais fácil testar sua mente.

  • Evite alimentos brancos como pão de forma, batata, farinha, banha e açúcar. Eles são alimentos e bebidas “mortos” que fazem você dormir durante aulas e horas de estudo.     

4- Assuma o controle de seus pensamentos. Você é a sua motivação quando se trata de concentração. Se você convencer a si mesmo que consegue manter o foco, então você consegue. Domine sua mente e comece a pensar positivo: você pode fazer isso e “fará”. Não há ninguém mais além de você que pode impedir isso.

  •   Tente a regra do “mais 5”. Diga a si mesmo que fará apenas mais cinco coisas ou por mais cinco minutos antes de desistir. Quando os cinco minutos ou as cinco coisas acabarem, “faça mais cinco”. Partir as tarefas em porções menores torna as coisas muito mais fáceis para aqueles que têm períodos mais curtos de concentração e mantém sua mente ativa por mais tempo.

 5- Faça primeiro as tarefas menos agradáveis. Enquanto sua concentração estiver fresca, você consegue enfrentá-las com o maior foco à sua disposição. Estude os conceitos mais críticos e complexos antes de partir para os detalhes mais fáceis (e menos desafiadores), que exigem, porém, um certo esforço. Se você fizer os exercícios mais fáceis primeiro, certamente ficará pensando (e se estressando) nos mais difíceis o tempo todo, reduzindo sua produtividade e a habilidade de se concentrar.

Dito isto, evite afundar-se na leitura ou empacar e sentir-se derrotado ao topar com problemas difíceis ou questões dissertativas. Pode ser que a parte menos agradável de uma tarefa seja longa demais e isso acabaria tomando todo o tempo que você tinha disponível. Portanto, tente limitar seu tempo e autossupervisione-se para prosseguir aos problemas mais fáceis, se for mesmo necessário

R$ 80 / h
Aparecido A.
Salto / SP
Aparecido A.
4,9 (7 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 13 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Pedagogia - Teoria do Currículo Pedagogia - Tecnologia na Ecuação
Especialização: Terapia Cognitivo Comportamental (Universidade Cruzeiro do Sul - SP)
Psicanalista, Prof. de Filosofia, Sociologia, História, Pedagogia e Psicologia, ampla experiência no Ensino Fundamental, Médio, Superior. e Cursinhos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil