TRANSFERÊNCIA NA CONCEPÇÃO LACANIANA
em 03 de Abril de 2016
1- Escute seu corpo. O fato é que todos nós temos períodos de energia máxima e também períodos de baixa energia. Quando os seus acontecem? Se possível, estude durante seus períodos de energia máxima. Você será capaz de concentrar-se melhor e absorver o conhecimento que estiver inserindo em seu cérebro. Em qualquer outro momento o estudo será apenas uma penosa batalha.
2- Durma o suficiente. Os benefícios do sono são praticamente incontáveis. O sono não somente permite que seus hormônios sejam regulados e a informação sintetizada, como também lhe ajuda a funcionar a todo vapor no dia seguinte. De fato, tentar se concentrar enquanto está cansado é fisicamente similar a tentar se concentrar durante a embriaguez.[7] Se não conseguir se concentrar, esse pode ser o motivo.
3- Alimente-se bem. Afinal, você é o que você come, e se você come alimentos saudáveis, sua mente também será saudável. Almeje consumir alimentos coloridos e magros: sua frutas e vegetais coloridos favoritos, grãos inteiros, laticínios magros e carne magra, nozes (e não frituras e doces gordurosos) e gordura saudável, tais como chocolate amargo e azeite de oliva extra virgem. Uma dieta saudável manterá seu corpo energizado, sendo mais fácil testar sua mente.
4- Assuma o controle de seus pensamentos. Você é a sua motivação quando se trata de concentração. Se você convencer a si mesmo que consegue manter o foco, então você consegue. Domine sua mente e comece a pensar positivo: você pode fazer isso e “fará”. Não há ninguém mais além de você que pode impedir isso.
5- Faça primeiro as tarefas menos agradáveis. Enquanto sua concentração estiver fresca, você consegue enfrentá-las com o maior foco à sua disposição. Estude os conceitos mais críticos e complexos antes de partir para os detalhes mais fáceis (e menos desafiadores), que exigem, porém, um certo esforço. Se você fizer os exercícios mais fáceis primeiro, certamente ficará pensando (e se estressando) nos mais difíceis o tempo todo, reduzindo sua produtividade e a habilidade de se concentrar.
Dito isto, evite afundar-se na leitura ou empacar e sentir-se derrotado ao topar com problemas difíceis ou questões dissertativas. Pode ser que a parte menos agradável de uma tarefa seja longa demais e isso acabaria tomando todo o tempo que você tinha disponível. Portanto, tente limitar seu tempo e autossupervisione-se para prosseguir aos problemas mais fáceis, se for mesmo necessário