APROVEITE MELHOR SEU TEMPO DE ESTUDO
Por: Aparecido A.
09 de Novembro de 2015

APROVEITE MELHOR SEU TEMPO DE ESTUDO

Pedagogia

Tenha tudo que precisa para estudar. Seus lápis e canetas, marcadores de texto e livros devem estar ao alcance das mãos para que você não se distraia enquanto estuda. Organize o lugar, se for necessário, para que a bagunça não desordene sua mente. Não deve haver motivos para você se levantar e interromper seus estudos.

  •   Mesmo se não tiver certeza de que vai precisar dessas coisas, elas devem estar na sua "área de estudo". Todos as apostilas, cadernos e textos que você precisa (aqueles exigidos na grade curricular) devem estar ao alcance da mão. Esse é quase literalmente um plano para o sucesso.

 

 Tenha um lanche por perto. Faça um lanche simples, como um punhado de castanhas, amoras ou uma barra de chocolate. Deixe um copo de água à mão. Não tome muito café, chá preto ou bebidas energéticas: você ficará acordado a noite inteira. Essas bebidas levam inevitavelmente a um colapso que faz você se sentir morto de cansaço; e tapas e beliscões não resolverão nada.

  •  Procurando por alimentos supernutritivos? Pesquisas mostram que mirtilo, espinafre, abobrinha, brócolis, chocolate amargo e peixe são todos alimentos energéticos que podem ajudar você a continuar estudando.[1]

Anote seus objetivos de estudo. Só por hoje, o que você quer (ou precisa) completar? O que você deve fazer para ser capaz de sair sentindo que terminou tudo o que você precisava fazer? Esses são seus objetivos e lhe darão algo pelo qual trabalhar durante suas horas de estudo.

  •  Certifique-se de que esses objetivos sejam praticáveis. Se você tem que ler 100 páginas em uma semana, divida em 20 páginas por dia; não dê uma mordida maior que a boca. Tenha em mente que seu tempo também é restrito. Se você tem uma hora livre por noite, qual será a coisa mais importante a ser feita?

 

Desligue seu celular e outros aparelhos eletrônicos. Isso lhe ajudará a evitar a tentação de se distrair e permitirá que você siga seu plano. Use somente o computador, se ele for necessário para estudar; do contrário, será apenas um risco desnecessário, assim como o celular. Coloque-o no modo avião, a menos que precise dele para uma emergência.

  •   Existem programas, como o SelfRestraint, SelfControl e Think, que ajudam a bloquear o acesso a site e outros programas difíceis de resistir.[2] Entenda a si mesmo e descubra é necessário bloquear o Facebook pela próxima hora ou por mais tempo. Não tenha medo: ele voltará.

 

Considere escutar músicas calmas. Para algumas pessoas, a música ajuda a manter a concentração. Para outras, isso não funciona. Experimente e veja o que funciona melhor para você. Um som em segundo plano pode fazer você esquecer que está estudando ao invés de estar se divertindo.

  •   Lembre que a música certa para você estudar pode não ser aquelas que você costuma ouvir sempre. Experimente escutar outros gêneros para ver se encontra algo que realmente curte, mas que pode facilmente escutar e ignorar.

 

Fique ligado: em breve publicaremos outras dicas

R$ 80 / h
Aparecido A.
Salto / SP
Aparecido A.
4,9 (7 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 13 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Pedagogia - Teoria do Currículo Pedagogia - Tecnologia na Ecuação
Especialização: Terapia Cognitivo Comportamental (Universidade Cruzeiro do Sul - SP)
Psicanalista, Prof. de Filosofia, Sociologia, História, Pedagogia e Psicologia, ampla experiência no Ensino Fundamental, Médio, Superior. e Cursinhos.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil