CONCEITO DE REGRESSÃO EM WINNICOTT
Aparecido A.
em 11 de Novembro de 2015

 

- FREUD: regressão ocorre se o objetivo final da função libidinal, a obtenção de prazer, encontra obstáculos para sua satisfação —> levar em consideração fatores externos internos;

- Teoria fundamentada no Complexo de Édipo —> quando não resolvido pode provocar as neuroses.

- WINNICOTT: Teoria do amadurecimento pessoal;

- O indivíduo se constitui a partir de uma tendência inata para: o amadurecimento, a integração e as relações interpessoais.

- Importância aplicada à relação da dupla mãe-bebê no desenvolvimento de uma personalidade e das interações sociais e patogenias que o sujeito desenvolverá futuramente, o conceito de holding aplicado na teoria winnicottiana é um dos principais para estruturação dessa relação.

- São três as características que devem estar presente na figura materna para classifica - lá como “suficientemente boa” de acordo com Winnicott, sendo elas conceituadas como Holding (sustentação)Handling (manipulação do bebê), e a apresentação dos objetos.

- Se a relação da criança com a mãe não realizar-se como “suficientemente boa” emergirá uma “casca” de proteção ao meio externo, que originará da relação angustiante e não provedora da sustentação necessária ao ego frágil infantil, esse será o falso self.

- A “mãe suficientemente boa” de Winnicott, não condiz com um modelo materno de padrões utópicos e onde se agrupa todas as características que retratam o Bem, mas uma mãe que exerce na sua relação com o filho (a) qualidades essenciais de apoio, proteção e aceitação.

- Há três aspectos que devem ser considerados: de um lado, a hereditariedade, do outro, o ambiente – que tanto pode ser facilitador como pode ser traumatizante, dependendo de suas falhas – e, no meio, o indivíduo "vivendo, se defendendo e crescendo".

 

- Em situações normais de desenvolvimento quando não existe nenhuma espécie de interrupção, o indivíduo se encontra em uma condição de SAÚDE. A doença se manifesta quando, por algum motivo, o indivíduo interrompe seu desenvolvimento.

- "O bebê relativamente saudável (maduro para a idade) prossegue rumo ao estágio em que ele se torna uma pessoa total, consciente de si mesma e consciente da existência dos outros" (Winnicott, 1988/1990, p. 56).

Regressão:  na teoria do amadurecimento pessoal esse conceito está relacionado às falhas ambientais nos primeiros estágios do desenvolvimento e à reação do indivíduo a essas falhas.

- Ao considerarmos o falso si-mesmo, é importante levar em conta que – ao mesmo tempo em que implica um prejuízo à continuidade do amadurecimento – a organização defensiva protege o si-mesmo verdadeiro e permite que o indivíduo espere uma nova oportunidade de encontrar, no ambiente, as condições de sustentação de que necessita para amadurecer.

- a regressão à dependência faz parte de um possível caminho em direção à saúde e que a podemos considerar como a retomada do amadurecimento para seguir em direção à integração da personalidade, e engloba não somente o indivíduo, mas também a sua interação com o ambiente. 

Na clínica:  queixas dos analisados pelo desconhecimento do próprio ser e por questões que implicam na presença de sentimentos de incerteza, dependência, angústia, falta de criatividade, falta de motivação e sensação de vazio nas suas vidas.

- Winnicott desenvolve em sua prática analítica técnicas capazes de enfraquecer o núcleo geralmente prejudicial do falso self, e reaparecer as características verdadeiras do sujeito.

- O setting terapêutico, da clínica winnicottiana, deverá favorecer o aparecimento de um estado de regressão no sujeito analisado e o analista ter capacidade para sustentar a relação de auxílio e apoio na terapia, desempenhando uma relação de holding.

- ). O fenômeno da regressão do analisado consiste em oferecer através de um ambiente facilitador (o setting) e uma figura que estabeleça as relações de suporte (o analista) condições para reelaborar o desenvolvimento, e possivelmente experimentar o contato terapeutizante de uma relação com um Outro “suficientemente

O caso Margaret Little: Depois de passagem mal sucedidas por outros terapeutas Little, que admitia ser uma paciente borderline, inicia seu tratamento com Winnicott. Descreve-o como desbravador da psicanálise, uma vez que não se ateve apenas a tratar a neurose e psicose, mas atuou com ousadia, tendo a coragem de trilhar caminhos desconhecidos, sabendo que a própria vida dos pacientes estaria em jogo.

ESTUDO DO CASO PIGGLE:- Este caso foi iniciado em 1964 e finalizado em 1966.

- Foi conduzindo por Winnicott já na última década de sua vida, momento de sua maturidade. Dentro do contexto de Winnicott e também da paciente e dos pais que moravam longe do consultório do psicanalista em Londres, foi realizado por aquilo que ficou conhecido como psicanálise segundo a demanda, uma das modalidades clínicas bastante peculiares ao modo de trabalho que Winnicott desenvolveu.

- Nos permite uma oportunidade única de acompanharmos vivamente o modo como Winnicott abordava a situação clínica psicanalítica com a paciente Gabrielle (Piggle) que chegou em seu consultório com apenas 2 anos e 8 meses, acompanhada de seus pais, que também foram fundamentais no tratamento.

 - Nos coloca em uma condição aparentada à situação clínica, pois em cada sessão acontece um encontro humano surpreendente no qual surgem perguntas que a paciente faz diante de seu analista e em cujo trabalho há sempre uma necessidade fundamental que precisa ser alcançada e atravessada pela dupla na direção de uma integração mais profunda do amadurecimento da paciente.

4. O estudo aprofundado das sessões presentes no caso Piggle nos possibilita a aproximação fenomenológica à inúmeros conceitos que o autor nos apresenta ao longo de seus trabalhos teóricos e que neste caso são apresentados de um modo poético e aparentado à vida mesmo.

 

 

 

 

4,9 (7)
34 horas ministradas
Salto / SP
Especialização: Terapia Cognitivo Comportamental (Universidade Cruzeiro do Sul - SP)
Sócio-Psicanálise Psicologia para o Vestibular Psicologia - Concurso Psicanálise Psicologia para Concurso Público Psicologia Social Psicanálise Clínica
Psicanalista, Prof. de Filosofia, Sociologia, História, Pedagogia e Psicologia, ampla experiência no Ensino Fundamental, Médio, Superior. e Cursinhos.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 110 / aula
Conversar Whatsapp do professor Aparecido A. Whatsapp do professor Aparecido A. Ver WhatsApp
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil