Escrita chinesa:entendendo os "palitinhos"!

Chinês Pronúncia Cultura Escrita
Escrita chinesa:entendendo os "palitinhos"!
Briane Sommer
em 18 de Outubro de 2014

    Anos atrás, comecei a ter dificuldades pra ler de perto.Procurei um oculista e, bingo: vista cansada! Ao comunicar o fato ao meu pai, ele brincou comigo: "Bah, guria! Tu cansaste a vista lendo esses palitinhos!" Mesmo brincando,talvez ele tivesse razão. Passei muitas noites estudando a escrita chinesa, uma prática que nem sempre foi muito motivadora. Quanto mais eu estudava , parecia que menos sabia e, se passasse um tempo sem ler ou escrever os caracteres, começava a esquecer o que já havia aprendido.

   Mas o meu objetivo aqui não é jogar um balde de água fria em você, aluno que está iniciando. Pelo contrário, quero mostrar que é absolutamente normal para nós, usuários do alfabeto latino, encontrar dificuldades em aprender uma escrita aparentemente não fonética e que mais parece um monte de desenho indecifrável. Os caracteres chineses, também conhecidos como ideogramas (embora haja restrições a essa denominação), formam um sistema de escrita complexo e trabalhoso de aprender. Felizmente, graças ao pinyin (literalmente, "som soletrado") -sistema de romanização padrão do chinês moderno- já é possível aprender a ler e escrever em chinês sem tanto "sofrimento". Alguns professores criticam o pinyin por acharem que apenas adia o aprendizado dos caracteres, mas isso não é verdade. Um bom motivo pra dominar o uso do pinyin é a necessidade de escrever em chinês no computador e os próprios chineses já utilizam esse sistema largamente. Além disso, o estudo do pinyin é imprescindível pra entender e melhorar a pronúncia das palavras em chinês. Separei abaixo uma das várias aulas encontradas no youtube sobre o assunto:

  Existem vários métodos desenvolvidos para o aprendizado dos caracteres, porém, seja qual for a estratégia escolhida pelo aluno, é necessário um pouco de tempo e dedicação. Atualmente, é imprescindível  lançar mão da tecnologia, pois o uso de ferramentas como flash cards, dicionários eletrônicos e aplicativos facilitam e aceleram o aprendizado. Entre os dicionários eletrônicos, sugiro o PLECO, que é super completo,cheio de recursos e pode ser baixado gratuitamente.

  Um dos métodos que podemos utilizar para iniciar o estudo dos caracteres é começar pelos pictogramas, ou seja, o próprio "desenho" já sugere o seu significado. Essa classe de caracteres tem origens em antigos signos pictográficos. Por se tratar de uma escrita de origem remota, as representações eram de um grau de iconicidade de fácil compreensão. Essa característica se mantém até hoje em alguns caracteres, como 人 (ren2), que lembra uma pessoa caminhando. Obviamente, os antigos signos pictográficos sofreram grandes modificações desde a versão arcaica até a forma moderna. O livro "Ideogramas e a cultura chinesa", de Tai Hsuan-An, é uma ótima sugestão pra quem tiver interesse em mais detalhes sobre o assunto, pois nele há várias ilustrações como também uma história resumida da escrita chinesa. A seguir,compartilho um vídeo cujo método apresentado segue a linha de compreensão pelos pictogramas. Mas não se iluda! Esse é apenas o início e dá conta dos caracteres mais simples. Na medida em que nos deparamos com maior complexidade, precisamos recorrer a outros métodos, como por exemplo, estudar os caracteres pelo seu radical. Mas isso é assunto pra outro post. Por enquanto, aproveite as dicas de hoje e fique à vontade pra compartilhar suas dúvidas comigo sempre que quiser.

加油!下次见!

 

São Paulo / SP
Graduação: Letras (USP - Universidade De São Paulo)
Experiência em idiomas :Intercâmbio em Guangdong University of Foreign Studies (China), aulas in company de Mandarim, Inglês e Língua Portuguesa para estrangeiros. Formada em Letras pela USP. Experiência em dança:20 anos como professora (graduação em dança), possuo estúdio próprio para aulas individuais , ex-bailarina do Centro de Dança Jaime Arôxa-RJ, atuação em espetáculos e programas de TV (Negritude Jr, Fabio Jr, "Bailando por um sonho" no SBT, Royal Caribbbean Cruise Lines, WA show e outr ...
Mandarim Básico, Mandarim Intermediário, Mandarim Avançado, Pronúncia em Chinês, Frases Importantes em Chinês, Chinês Básico, Chinês Intermediário
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil