Você já comeu?

Chinês Vocabulário
Você já comeu?
Briane Sommer
em 26 de Outubro de 2014

    Aprender a cumprimentar é  tópico indispensável na maioria das aulas básicas de qualquer língua estrangeira. Em Mandarim não é diferente: saímos da primeira aula pelo menos falando o simpático ni hao!, que significa o nosso olá em Português. Porém, assim como na língua portuguesa, não existe apenas uma forma de começar a interagir com nosso interlocutor por meio de um cumprimento.

    Entre as diferentes maneiras de se cumprimentar alguém ou iniciar uma conversa na China, talvez a que mais pode causar estranheza entre os estrangeiros é a pergunta "você já comeu?"(吃了吗?) É meio improvável que um bom professor não explique em suas aulas o que significa essa forma peculiar de fazer uma saudação. De qualquer forma,se você ainda não teve a oportunidade de ter uma aula de língua chinesa, aqui vai um breve esclarecimento.

    Historicamente, a China é um país que já passou por grandes períodos de fome e escassez de alimentos, e ter comida ou se alimentar tornou-se uma questão de vida ou morte para muitos chineses, principalmente os que habitavam no campo ( onde se concentra ainda hoje a maioria da população). Portanto, perguntar a outra pessoa se ela já comeu demonstra cordialidade e preocupação com o próximo. Embora a China já não sofra desse problema da fome como antigamente, o hábito permanece como herança histórica na língua moderna. Não podemos deixar de lembrar que esse é um jeito mais informal de dizer oi e,portanto, cabe usar em ocasiões apropriadas como, por exemplo,entre amigos.

   Por falar em informalidade, separei um video que nos mostra em detalhes, inclusive como se escrevem, algumas maneiras menos solenes de fazermos cumprimentos em chinês, por exemplo, "zen me yang?" (em português pode ser equivalente a  "como é que tá?") Assista à aula e aproveite para adquirir algum vocabulário novo que porventura não esteja ainda na sua lista.

加油!下次见!

 

São Paulo / SP
Graduação: Letras (USP - Universidade De São Paulo)
Experiência em idiomas :Intercâmbio em Guangdong University of Foreign Studies (China), aulas in company de Mandarim, Inglês e Língua Portuguesa para estrangeiros. Formada em Letras pela USP. Experiência em dança:20 anos como professora (graduação em dança), possuo estúdio próprio para aulas individuais , ex-bailarina do Centro de Dança Jaime Arôxa-RJ, atuação em espetáculos e programas de TV (Negritude Jr, Fabio Jr, "Bailando por um sonho" no SBT, Royal Caribbbean Cruise Lines, WA show e outr ...
Mandarim Básico, Mandarim Intermediário, Mandarim Avançado, Pronúncia em Chinês, Frases Importantes em Chinês, Chinês Básico, Chinês Intermediário
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil