10 dicas para conseguir um emprego a bordo de um navio
Por: Carolina R.
05 de Agosto de 2016

10 dicas para conseguir um emprego a bordo de um navio

Inglês Nível Intermediário Viagem Intermediário Comunicação Fala Cotidiano Cultura Conversação Ajuda Viajar Trabalho Profissional Língua Dia A Dia

1- Inglês - (e outras línguas) - A língua Inglesa é exigida, pelo menos o nível intermediário. Não é necessário um conhecimento aprofundado, mas a comunicação razoável é exigida até para você interpretar o que estão lhe dizendo e para entender os comandos e treinamentos a bordo. Caso tenha dúvida do seu nível de Inglês, faça testes on line, estude um pouco antes de encarar uma entrevista, e treine a conversação com quem fala bem.

2- Seja curioso - corra atrás de pessoas que já trabalharam em navio e procure saber como foi a experiência a bordo. Mostrar que você já tem um conhecimento prévio sobre o que se trata a vida em alto mar, dará credibilidade para você conseguir uma posição, uma vez que não é fácil a vida por lá. É importante mostrar que você tem um razoável conhecimento da rotina, horas de trabalho e o cotidiano da vida a bordo.

3- Foco - crie um foco em qual área você pretende atuar. Por enquanto, você pode ainda não saber exatamente em qual departamento pretende ir, porém, procure conhecer as opções e mergulhe neste objetivo. Por exemplo, se você já tem um pequeno conhecimento em restaurante e pretende aplicar para esta área, direcione suas habilidades para conseguir esta vaga. Estude o nome dos condimentos, alguns pratos, temperos, e mostre cordialidade. Atributos que serão diferenciais para a área desejada. Lembrando que, há diversas áreas para trabalhar em navio. Se você já tem experiência prévia, melhores são as suas chances de contratação. Caso contrário, escolha outra função que não exija grande experiência.

4- Tenha um objetivo - o objetivo que destaco neste tópico é: deixar claro para o recrutador o porquê você vai aceitar trabalhar a bordo em um contrato de 6 a 8 meses, longe da família e pessoas. Quais são os seus planos futuros? Se for fazer uma carreira a bordo, melhor ainda. Mas os seus objetivos podem variar como: pagar uma pós-graduação, comprar um imóvel, ajudar a família, viajar o maior número de países possíveis. Independente do seu objetivo, mostre que você sabe o porquê está fazendo este "esforço" e que você sabe dos pontos negativos de trabalhar a bordo, porém, o seu objetivo lhe dará força para encarar as dificuldades que estarão por vir.

5- Facilidade de relacionamento - este tópico é extremente importante do ponto de vista dos recrutadores. No navio há mais de dez nacionalidades convivendo com você. E por lá, são pessoas que, certamente, terão cultura, valores, pensamentos, atitudes totalmente diferentes das suas. O que pode ser engraçado para você, será ofensa para o outro. E vice-versa. O seu poder de resiliência, sua capacidade de adaptação em diferentes ambientes, e sua facilidade em lidar com pessoas multiculturais, será um ponto valioso para conseguir uma vaga em uma companhia de navio.

6 - Independência e equilíbrio emocional - ter equilíbrio emocional pode-se dizer que é um dos pontos mais significativos tanto do ponto de vista dos recrutadores quanto para os que já trabalharam em navio. Saber lidar com as emoções será fundamental para você driblar as dificuldades do dia a dia no navio. O trabalho a bordo tem inúmeras vantagens, entretanto, pode ser extremamente desgastante e pode mexer demais com as suas emoções. Mostrar habilidade em viver fora da sua zona de conforto, transparecer independência em ficar um tempo longe de sua família, e liderança em suas emoções, será uma grande diferencial no momento da contratação.

7 - Vontade de aprender - conheci alguns casos de pessoas que, mesmo com pouca habilidade na área que estavam aplicando, apenas por mostrar grande interesse e vontade em aprender, conseguiram a posição que almejavam. Ou seja, eles estão mais interessados em saber o quão você está disposto a aprender sobre aquela função, a os anos de experiência que você tem. Mostre interesse, seja curioso, dê o melhor de si, e afirme que estará disposto a fazer o que for preciso. Se tem interesse em trabalhar na área de entretenimento, porém, você não é um especialista, direcione as suas habilidades que levam o recrutador a se convencer que você pode ser um forte candidato para conseguir esta posição.

8 - Habilidade em servir - o navio é um hotel gigante que segue a mesma filosofia do setor hoteleiro. Ou seja, mostrar cordialidade, simpatia, capacidade de lidar com possíveis dificuldades com os clientes, habilidade de oferecer um serviço de excelência, ser prestativo e honrar com o nome da companhia, são atributos necessários para qualquer função que você irá designar no navio. Se você tiver este pacote de características, você já terá boa parte do caminho andado!

9 - Saber lidar com pressão e estresse - assim como regra de qualquer grande empresa, este fator é um dos mais significativos do trabalho em alto mar. Levando em consideração que você irá trabalhar bastante, cerca de 12 horas por dia, e, logo no dia seguinte, irá ver o seu chefe novamente, você precisará ser tolerante. Ou seja, separe bem definidamente a sua vida particular com a profissional. Não leve as diferenças que você pode ter com o seu chefe ou com alguém, para o momento de lazer que vocês por ventura terão juntos. Aproveite este momento de experiência a bordo para provar o quão você é capaz de lidar com pessoas com culturas contrárias às suas e superar qualquer diferença que vocês possam ter tornando uma relação amigável. A pressão e o estresse serão "diferentes" a bordo, pois as pessoas de outras culturas agirão de forma peculiar quando estiverem nervosas ou estressadas. Carregue a responsabilidade para você em transformar estes momentos de dificuldades, em um desafio de "crescimento pessoal e profissional."

10 - Interesse em viajar - claro que este fator não poderia ser diferente...É necessário mostrar para o recrutador a vontade que você terá em viajar, o prazer que será estar a bordo de um navio e: dormir em Paris e acordar em Barcelona ou almoçar em Veneza e jantar em Moscou... Mostrar o seu interesse por viagem,( se já tiver feito um intercâmbio, diga na entrevista, pois será muito valioso). Ou seja, demonstrar o interesse em ser "nômade" por um tempo e hábil para pagar o preço da vida a bordo com todas as dificuldades inclusas, em troca de uma grande aventura e experiência de vida.

Enfim, seguir estes conselhos não garantem a posição no navio, pois muito vai depender de você. Mas com certeza, eles o ajudarão muito para você ter sucesso na entrevista, bem como êxito na sua vida por lá. Leia os conselhos cuidadosamente, e, se precisarem de ajuda, coloco-me à disposição por meio deste site aqui http://euquerotrabalharemnavio.wordpress.com/ . O resto é com vocês!

R$ 95 / h
Carolina R.
São Paulo / SP
Carolina R.
5,0 (16 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 44 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Todos os Níveis Inglês para TOEFL Correção de textos em Inglês
Mestrado: Literatura inglesa (UNIP - Universidade Paulista)
Professora licenciada em letras português/inglês. Minhas aulas são totalmente personalizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil