Como se preparar para uma entrevista em inglês

Inglês
Como se preparar para uma entrevista em inglês
Carolina R.
em 19 de Abril de 2018

Entrevista de emprego em inglês é um dos principais motivos de tensão entre os candidatos à procura de uma vaga no mercado de trabalho. E mentir – ou exagerar, vá lá -sobre a fluência do idioma no currículo pode ser ainda pior para o profissional. Segundo pesquisa do site Vagas.com, a prática é bastante comum. O levantamento aponta que apenas 36% das pessoas que afirmam ter nível de inglês avançado ou fluente no currículo conseguem, de fato, se comunicar bem no idioma. “O número revela que há um critério subjetivo dos candidatos a respeito de seus próprios conhecimentos. Muitos se consideram fluentes por dominar leitura e escrita, mas falham na comunicação verbal”, explica Rafael Urbano, consultor do Vagas.com.

Segundo Urbano, essa autoavaliação equivocada prejudica o profissional que está pleiteando uma nova posição no mercado de trabalho. “Para se submeter ao desafio de uma entrevista em outra língua, é necessário ter capacidade de sustentar uma conversa profissional. Muitos candidatos não se preparam adequadamente para isso e acabam perdendo a vaga.”

A pedido de VEJA.com, as professoras Camila Barbosa, fundadora da escola Evolve Languages, especializada no ensino de inglês para negócios, e Susanna Zaraysky, autora do livro Idioma é música (Ed. Kaleidomundi, 37,60 reais), elaboraram um guia para ajudar quem precisa passar por uma entrevista em inglês.

Segundo Camila, ter nível intermediário é o mínimo para se submeter a esse tipo de entrevista. “Uma pessoa com nível básico dificilmente conseguirá compreender o entrevistador, principalmente se ele for estrangeiro. Se o gestor precisar repetir todas as perguntas, ficará evidente que o entrevistado não tem bom nível de compreensão do idioma”, alerta.

De acordo com a especialista, a preparação para uma entrevista desse nível deve começar com algumas semanas de antecedência. “O tempo varia de acordo com a fluência de cada pessoa. Se há poucos dias para o treino, recomendo praticar mais a compreensão auditiva e a fala do que regras de gramática, pois, pior do que dar uma resposta com erros gramaticais é não entender a pergunta do entrevistador”, diz.

Mesmo para quem tem conhecimentos razoáveis do idioma, a prática antes da entrevista é essencial. “Até quem é fluente em inglês mostra sinais de nervosismo em encontros profissionais. Treinar ajuda a minimizar essa sensação”, afirma Susanna Zaraysky.

38 avaliações
Parnamirim / RN
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Inglês - Inglês Instrumental para provas Inglês - Preparatório para o ENEM Inglês para Concursos Públicos Inglês com Gramática Inglesa Reforço Escolar de Inglês Inglês - Preparatório para as Escolas Militares Inglês - Proficiência para Mestrado e Doutorado
Caro aluno, estou à disposição para te ajudar no aprendizado de inglês, de uma maneira simples e objetiva, com aulas 100% personalizadas e que vão ao encontro da sua necessidade. Os estudos vão desde o reforço gramatical para iniciantes até a preparação para o ENEM, Escolas Militares, provas de Prof ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Roberto M. Whatsapp do professor Roberto M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil