Dicas MATADORAS Para Melhorar a Leitura em Inglês
Carolina Rodrigues
em 13 de Novembro de 2017
Você gosta de ler? E em inglês?
Imagino que muitos de vocês vão dizer: “Ah, leio porque preciso…”
 
 
Então se esse é seu caso (ou se você curte MUITO ler) neste artigo vou te dar várias dicas para você melhorar sua leitura e aproveitar o máximo do seu tempo lendo. E ainda de quebra você fica mais culto, com mais repertório de conhecimento e pode até mesmo melhorar de emprego com seu “novo” inglês!
 
 
Tá, então você quer ler em inglês like a boss, certo? Massa! E eu vou te ajudar!
 
 
Conseguir ler em inglês não é somente muito útil (um fato incontestável!) mas também pode abrir enormes portas de conhecimento de diversão, pois vai tornar suas viagens a países que falam inglês muito mais prazerosas e agradáveis.

Isso mesmo – você não vai precisar ficar passando perrengue para ler placas, cardápios e até mesmo jornais. E mais importante, ler vai ajudar você a melhorar seu inglês ao:

– acrescentar novas palavras no seu vocabulário
– ajudar você a perceber padrões gramaticais
– te dar acesso a uma ampla gama de recursos em inglês que demorariam meses para serem traduzidos para o português
 
 
Agora vamos ao que realmente nos interessa: algumas dicas muito úteis para você melhorar sua leitura em inglês. Está pronto?
 
 
1. Comece Devagar

Sejamos honestos. Ler num idioma estrangeiro como o inglês pode ser uma tarefa complicada. Como em todo projeto ambicioso na nossa vida, é melhor começar devagar, então comece lendo materiais no seu nível (pode esquecer aquele livro grosso que você tinha pensado).
 
 
Leia com a ajuda de traduções

Quando você for começar a ler, use um dicionário ou aplicativo no seu celular para te ajudar. Parece óbvio mas ficar preso numa palavra ou expressão que você não conhece pode ser frustrante quando você está aprendendo inglês.

Uma dica: use um dicionário online ou um aplicativo pois vai ser bem mais rápido do que ficar procurando palavras e expressões desconhecidas. Há alguns plug-ins para o seu navegador e um que eu uso muito é o dicionário que vem junto com o Kindle.

E sabe o que vai acontecer? Conforme você for lendo, as palavras novas vão aparecendo mais e mais e você vai acabar internalizando seu significado – você vai ver como isso é recompensador!
 
 
Leia livros bilíngues e simples

Tente encontrar livros bilíngues e do seu nível. Em algumas livrarias você consegue encontra-los e também online. Eles vem com o inglês numa pagina e o português na outra. E alguns ainda vêm com o áudio (que eu acho sensacional).

Sobre os livros simples: muitas pessoas dizem que histórias infantis são boas para quem está começando: discordo. Tais histórias trazem muitas palavras avançadas e rebuscadas, coisas não muito úteis para o seu nível. Imagine você saber falar sobre três porquinhos, o lobo mau, uma menina com um chapeuzinho vermelho ou uma princesa que fica dormindo? Isso não condiz com suas necessidades na vida real.

Lembre-se de sempre tentar utilizar o vocabulário que você aprende nos livros na sua vida real – faça exemplos, escreva no seu caderno, grave áudios, vídeos, enfim, seja criativo! Você pode escrever frases relevantes ao seu dia a dia, ao seu trabalho, vida familiar, esse tipo de coisa.
 
 
Faça anotações

Sempre considere o processo de ler em inglês como um processo ativo. Tente anotar:

– Palavras e expressões cujo significado você quer aprender corretamente
– Estruturas gramaticais desconhecidas
– A formação de palavras novas
– Ideias que você tem durante a leitura (que fomentam a sua criatividade)
– Assuntos sobre os quais você quer se aprofundar
– Dificuldades que você encontrar
 
 
Você já deve ter desenvolvido um esquema de revisão, então lembre-se de que revisar o vocabulário que você anotou é parte essencial do seu sucesso no inglês.
 
 
3. Aumente seu vocabulário

Ter vocabulário bom é a base de tudo, especialmente para ler bem. Quando você tiver um repertório suficiente de palavras em inglês, você vai poder reconhecer essas palavras e poderá ler melhor e com menos interrupções.

Sabe aquela hora que dá aquele clique, que a ficha cai e você se dá conta de que já sabe inglês o suficiente para se virar? Então, essa é a hora de você aproveitar a maré boa e melhorar ainda mais o seu vocabulário.

Fique sempre atento com relação a oportunidades de leitura que você possa ter: no trânsito, no trabalho, em casa, fique sempre atento para estar sempre aprendendo e revisando.
 
 
 
4. Leia com áudio
 
 
Sempre que puder, leia com o áudio – isso vai te ajudar enormemente no seu aprendizado e vai contemplar quase todas as habilidades que você precisa para ser fluente em inglês. E estudar com áudio dá aquela guinada no seu inglês.
Ao estudar com áudio você vai perceber também a escrita das palavras, como elas são realmente pronunciadas e combinadas.

Existem alguns livros chamados graded readers, que são adaptações de obras maiores e geralmente vêm com áudio gravado em velocidade compatível com o nível do aluno. Você pode pedir para seu professor de inglês indicar alguns que estão na biblioteca da sua escola ou, se você estuda sozinho, pode fazer uma pesquisa e compra-los online (existem centenas).

O Youtube está cheio de vídeos com histórias com áudio. Você vai encontrar uma inifinidade de recursos disponíveis nessa maravilhosa plataforma.

 
5. Leia o que você gosta

Ler em inglês demanda tempo e esforço e se você vai passar um bom tempo fazendo isso, que seja interessante e você curta o momento. Imagina você ler um texto sobre jardinagem sem nunca ter tido interesse nesse assunto?

Não se force a ler algo que você não gosta simplesmente porque está em inglês. Isso não vai te ajudar e você vai ficar desmotivado.
 
 
P.S. Lembre-se de deixar seu comentário abaixo me contando como está sendo sua experiência com a leitura do inglês.
São Paulo / SP

12 avaliações
Graduação: Licenciatura em Letras Inglês/Português (Universidade Paulista)
Licenciada em letras português/inglês, leciono há 6 anos e me especializei no ensino de inglês para adultos. Com as aulas particulares, ofereço algo totalmente personalizado de acordo com as necessidades e objetivos de cada aluno! Além das aulas de inglês ofereço uma consultoria onde irei te ajudar com qualquer assunto pertinente ao idioma, como inglês para viagens, preparatórios para exames de proficiência (TOEFL, IELTS), entrevista de emprego, traduções, etc. Também emito nota fiscal, faço p ...
Gramática em Inglês , IELTS, Inglês para Preparação para Entrevista de Emprego, Inglês Básico, Inglês para TOEFL, Inglês Avançado, Tradução em Inglês
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 65 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil