A importância do inglês para profissionais de tecnologia
em 28 de Agosto de 2024
Isso mesmo – você não vai precisar ficar passando perrengue para ler placas, cardápios e até mesmo jornais. E mais importante, ler vai ajudar você a melhorar seu inglês ao:
– acrescentar novas palavras no seu vocabulário
– ajudar você a perceber padrões gramaticais
– te dar acesso a uma ampla gama de recursos em inglês que demorariam meses para serem traduzidos para o português
Agora vamos ao que realmente nos interessa: algumas dicas muito úteis para você melhorar sua leitura em inglês. Está pronto?
1. Comece Devagar
Sejamos honestos. Ler num idioma estrangeiro como o inglês pode ser uma tarefa complicada. Como em todo projeto ambicioso na nossa vida, é melhor começar devagar, então comece lendo materiais no seu nível (pode esquecer aquele livro grosso que você tinha pensado).
Leia com a ajuda de traduções
Quando você for começar a ler, use um dicionário ou aplicativo no seu celular para te ajudar. Parece óbvio mas ficar preso numa palavra ou expressão que você não conhece pode ser frustrante quando você está aprendendo inglês.
Uma dica: use um dicionário online ou um aplicativo pois vai ser bem mais rápido do que ficar procurando palavras e expressões desconhecidas. Há alguns plug-ins para o seu navegador e um que eu uso muito é o dicionário que vem junto com o Kindle.
E sabe o que vai acontecer? Conforme você for lendo, as palavras novas vão aparecendo mais e mais e você vai acabar internalizando seu significado – você vai ver como isso é recompensador!
Leia livros bilíngues e simples
Tente encontrar livros bilíngues e do seu nível. Em algumas livrarias você consegue encontra-los e também online. Eles vem com o inglês numa pagina e o português na outra. E alguns ainda vêm com o áudio (que eu acho sensacional).
Sobre os livros simples: muitas pessoas dizem que histórias infantis são boas para quem está começando: discordo. Tais histórias trazem muitas palavras avançadas e rebuscadas, coisas não muito úteis para o seu nível. Imagine você saber falar sobre três porquinhos, o lobo mau, uma menina com um chapeuzinho vermelho ou uma princesa que fica dormindo? Isso não condiz com suas necessidades na vida real.
Lembre-se de sempre tentar utilizar o vocabulário que você aprende nos livros na sua vida real – faça exemplos, escreva no seu caderno, grave áudios, vídeos, enfim, seja criativo! Você pode escrever frases relevantes ao seu dia a dia, ao seu trabalho, vida familiar, esse tipo de coisa.
Faça anotações
Sempre considere o processo de ler em inglês como um processo ativo. Tente anotar:
– Palavras e expressões cujo significado você quer aprender corretamente
– Estruturas gramaticais desconhecidas
– A formação de palavras novas
– Ideias que você tem durante a leitura (que fomentam a sua criatividade)
– Assuntos sobre os quais você quer se aprofundar
– Dificuldades que você encontrar
Você já deve ter desenvolvido um esquema de revisão, então lembre-se de que revisar o vocabulário que você anotou é parte essencial do seu sucesso no inglês.
3. Aumente seu vocabulário
Ter vocabulário bom é a base de tudo, especialmente para ler bem. Quando você tiver um repertório suficiente de palavras em inglês, você vai poder reconhecer essas palavras e poderá ler melhor e com menos interrupções.
Sabe aquela hora que dá aquele clique, que a ficha cai e você se dá conta de que já sabe inglês o suficiente para se virar? Então, essa é a hora de você aproveitar a maré boa e melhorar ainda mais o seu vocabulário.
Existem alguns livros chamados graded readers, que são adaptações de obras maiores e geralmente vêm com áudio gravado em velocidade compatível com o nível do aluno. Você pode pedir para seu professor de inglês indicar alguns que estão na biblioteca da sua escola ou, se você estuda sozinho, pode fazer uma pesquisa e compra-los online (existem centenas).
O Youtube está cheio de vídeos com histórias com áudio. Você vai encontrar uma inifinidade de recursos disponíveis nessa maravilhosa plataforma.
Ler em inglês demanda tempo e esforço e se você vai passar um bom tempo fazendo isso, que seja interessante e você curta o momento. Imagina você ler um texto sobre jardinagem sem nunca ter tido interesse nesse assunto?