
A importância do inglês para profissionais de tecnologia

em 28 de Agosto de 2024
A Língua inglesa vem sendo cobrada cada vez mais nos concursos públicos, portanto o candidato precisa saber estudar inglês para concurso. Algum tempo atrás a seleção pública da ANS cobrou inglês na sua prova.
O concurso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio também teve prova de inglês. Já em um concurso do BNDES a prova de inglês teve um peso maior.
Geralmente as áreas econômica, fiscal e bancária são os que mais cobram o inglês nos seus concursos.
Mas o inglês para concurso suficiente para ir bem na prova, não é aquele de conversa ou viagem, é preciso ir mais além.
Muitos candidatos não dão a devida atenção ao estudo do inglês antes da prova, outros não sabem que algumas provas de inglês vêm com vocabulário mais complexo, bem como falsos cognatos (veremos um exemplo mais abaixo).
O candidato precisa saber interpretar um texto em inglês, ler e conseguir localizar alguns pontos importantes no texto. Além de identificar os falsos cognatos e as pegadinhas, isso mesmo até nas provas de inglês tem pegadinha.
Leia este artigo até o final, e você vai conferir várias dicas de inglês que podem fazer a diferença no seu desempenho nas provas de concursos públicos.
O Inglês pode definir sua colocação!
Não basta um conhecimento superficial para mandar bem no inglês para concurso. Hoje o candidato precisa interpretar e compreender textos complexos, em geral com vocabulário específico.
Geralmente os candidatos não sabem como estudar inglês para concursos da forma correta e acabam perdendo pontos preciosos que podem fazer diferença na colocação final, até porque em algumas provas o inglês serve como critério de desempate.
Não precisa ser fluente para ir bem, mas é fundamental ter um bom conhecimento do idioma. O candidato tem que ler e interpretar com segurança os textos, e para isso acontecer tem quepraticar muito a leitura.
Saber interpretar o texto é o ponto crucial para o bom desempenho do candidato em um concurso publico, ou seja, o candidato precisa de uma ampla compreensão do que quer dizer o texto e não apenas entender o que está escrito.
Na prova de inglês para concurso, os candidatos normalmente têm mais dificuldade nas questões de interpretação de texto.
Para fazer uma boa prova, é preciso ter um bom embasamento de gramática, como preposições, tempos verbais e vocabulário em geral.
Já quem é fluente, certamente tem vantagens, pois conhece a gramática e está mais habituado com a língua. Desta forma, vai ter menos dificuldade na compreensão do texto e na leitura, e consequentemente na solução das questões.
Uma dica importante é ler artigos na língua inglesa e resolver provas anteriores. Existem bancas que se baseiam em sites estrangeiros de atualidades, politica e economia para formular as questões.
O candidato precisa sempre focar no estilo da banca. No entanto há situações onde os textos são bastante técnicos com vocabulário denso e especifico, desta forma, podem sair da base de conhecimento até de um candidato fluente.
Neste caso a fluência não passa a ser relevante. O mais importante é direcionar para o perfil da banca, e desta forma focar nos estudos baseado na abordagem usada pela realizadora do concurso.
Na preparação para a prova de inglês para concurso, o candidato deve prestar atenção em tópicos como sinônimos e conectivos que estão sempre presente ao longo do texto.
Devem prestar atenção também nas referências contextual e pronominal. Muitas questões são formuladas a partir das citações do texto, logo, as citações devem ser lidas repetidas vezes.
O candidato deve estar atento ao comando da questão independente do idioma. Existem respostas que estão envolvidas no principal objetivo do texto, e desta forma, uma pegadinha comum é colocar dentre as respostas uma ideia que está contida no texto, estão corretas, mas sem envolver a ideia principal.
Há também questões sobre sinônimos que direcionam o candidato ao erro ao utilizar falsos cognatos para o sinônimo suposto, assim o candidato pode se equivocar.
Outra pegadinha clássica é quando a alternativa permanece correta ate quase o final, mas em seguida geralmente após uma vírgula, mostra-se uma ideia totalmente errada e inválida sobre a alternativa.
Tem ainda a pegadinha na qual ultrapassamos o que está no texto, ou seja, uma interpretação extensiva tendo uma conclusão de alguma ideia que está no texto, pelo qual a consequência não tá explicita. Assim o ponto é perdido, pois não nos restringimos à informação contida no texto.
Material de apoio
• Function words and content words;
• Regular and irregular verbs;
• True and false cognates;
• Discourse markers;
• Verb tenses;
• Modal verbs;
• Vocabulary build-up techniques;
• Phrasal verbs;
• Affixes;
• Collocation/idioms.
Dicas para impulsionar seu inglês para concurso
> Antes de começar a leitura procure fazer uma identificação visual do texto: muitas vezes os elementos que acompanham o texto já nos passam a ideia principal contida no mesmo.
> Após fazer a identificação visual procure pela fonte, autor e ano que foi escrito: isso lhe ajudará a se situar no tempo em que foi escrito o texto e a interpretação pode ficar mais clara.
> Não se prenda em uma palavra que você não sabe o significado: continue lendo e tente entender o significado da frase para deduzir o que aquela palavra representa.
> Procure por palavras conhecidas no texto e circule-as: no enunciado da questão pode ter alguma dessas palavras e marcando-as, você não irá perder muito tempo procurando a palavra.
> Tome muito cuidado com os falsos cognatos. Um bom exemplo é a palavra push que significa empurrar (e não puxe como sugere a pronúncia).
> Tome muito cuidado com os falsos cognatos. Um bom exemplo é a palavra push que significa empurrar (e não puxe como sugere a pronúncia).
> Busque no texto palavras como in the past, will, future ou never pois elas passam a ideia de tempo. Já as palavras “disagree”, “like’, “say”, “declare”, “affirm”, ‘to argue” ou “to assume” passam a ideia de uma opinião. Também procure por nomes de países ou de pessoas famosas.
> Em seguida procure ler com calma o enunciado da questão e fazer referência com alguma parte do texto, isso pode lhe ajudar a encontrar a resposta certa. Tome muito cuidado e preste atenção, pois o enunciado ou o próprio texto pode ter alguma expressão (afirmativa ou negativa) que pode lhe afastar definitivamente da resposta correta.
Muitas pessoas só se dão conta de que é necessário estudar inglês para concursos depois quefazem a prova pela primeira vez e vão mal.
Se você é um iniciante em concursos que pede inglês, pra que passar por esta experiência ruim? Imagine ficar de fora da classificação por que foi mal no inglês?