Física aplicada no dia a dia
Por: Diego C.
06 de Abril de 2015

Física aplicada no dia a dia

Física Eletromagnetismo EM Ondas Calor Energia Movimento Campos magnéticos

Quando estudamos Física quase sempre nos fazemos a pergunta: Onde vou usar ou onde existe isso que estou estudando na prática do dia a dia?

A Física é uma área do conhecimento que investiga a Natureza com o objetivo de desvendar seus mistérios e compreender seus fenômenos, por isso estamos totalmente rodeados de aplicações físicas. 

 

Exemplos da física aplicada no dia a dia

 

O seu telefone celular: usa a parte da Física que estuda propagação de ondas, especificamente as microondas (mais de 1GHz)

O seu carro: impossível citar como um todo, mas por partes: o sistema de freio usa dinâmica dos fluidos para pressionar quatro sapatas contra as rodas com o mínimo esforço do seu pé. O ar condicionado usa a Termodinâmica para retirar o calor do habitáculo e transportá-lo através de um fluido refrigerante. O "insulfilm" usa a teoria de filmes finos para selecionar somente os comprimentos de onda de luz sem deixar passar os de calor, para que o interior do carro não se aqueça excessivamente (o propósito original pelo menos é este). O motor eu nem vou citar porque precisaria de algumas páginas.

O monitor que você está usando agora, se for um CRT (comum, de tubo), usa o Eletromagnetismo para desviar para feixe de elétrons disparados na posição correta da tela. É por isso que campos magnéticos ao redor de TV's ou Monitores de Tubo de Raios Catódicos afetam as imagens.Elevadores e Sistemas de Segurança :Uso do chamado efeito fotoelétrico.

Ressonância Magnética :Ressonância do spin nuclear.Acender uma lâmpada, falar ao telefone celular, esquentar a comida no forno de microondas: quase não notamos, porém estamos rodeados de conhecimentos e descobertas da Física por todos os lados.Podemos dizer q a física se encontra em nosso cotidiano de todas as maneiras. Desde fenômenos opticos como por exemplo arco-íris a movimentos e trajetórias.
Vários exemplos do cotidiano podem ser citados:

Dilatação dos fios de luz, efeitos da umidade do ar, energia ( qualquer fonte), movimento ( queda de corpos, movimento retilinio, circular...) ate mesmo objetos parados ( inércia). Força de um motor, rendimento de uma geladeira por exemplo, Fenômenos termicos( mudanças de temperatura), precipitação de chuvas, etc.

 

 

Fonte: http://afisicadodiaadia.blogspot.com.br/2011/01/fisica-aplicada-no-cotidiano.html

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil