Resolução de Problemas
Diego Carvalho
em 13 de Março de 2015

Resolução de Problemas

Na compreensão de um problema não é suficiente compreender as palavras, a linguagem e os símbolos apresentados mas é imprescindível assumir a busca da sua solução; superando dificuldades e obstáculos apresentados.

Após a compreensão do problema, urge a elaboração de um plano que permita a sua resolução, isto é, quais os procedimentos que deverão ser utilizados para que seja alcançada a meta final.

O terceiro passo é a execução do plano elaborado seguindo-o passo a passo.

E finalmente chega-se a última fase que é o retrospecto, revendo todo o caminho percorrido para se chegar a solução, podendo auxiliar na determinação e correção de eventuais erros.

Quadro 1

Compreender o problema Qual é a incógnita?

Quais são os dados?

Qual é a condição?

A condição é suficiente para determinar a incógnita? É suficiente'? Redundante? Contraditória?

Conceber um plano Já encontrou um problema semelhante? Ou já viu o mesmo problema proposto de maneira um pouco diferente? Conhece um problema relacionado com este? Conhece algum teorema que possa lhe ser útil? Olhe a incógnita com atenção e tente lembrar um problema que lhe seja familiar ou que tenha a mesma incógnita, ou uma incógnita similar.

Este é um problema relacionado com o seu e que já foi resolvido? Você poderia utilizá-lo? Poderia usar o seu resultado? Poderia empregar o seu método? Considera que seria necessário introduzir algum elemento auxiliar para poder utilizá-lo? Poderia enunciar o problema de outra forma? Poderia apresentá-lo de forma diferente novamente? Refira-se às definições. Se não pode resolver o problema proposto, tente resolver primeiro algum problema semelhante. Poderia imaginar um problema análogo um pouco mais acessível? Um problema mais geral? Um problema mais específico? Pode resolver uma parte do problema?

Considere somente uma parte da condição- descarte a outra parte. Em que medida a incógnita fica agora determinada? De que forma pode variar? Você pode deduzir dos dados algum elemento útil? Pode pensar em outros dados apropriados para determinar a incógnita? Pode mudar a incógnita? Pode mudar a incógnita ou os dados, ou ambos, se necessário, de tal forma que a nova incógnita e os novos dados estejam mais próximos entre si?

Empregou todos os dados? Empregou toda a condição? Considerou todas as noções essenciais concernentes ao problema?

 

Execução do plano

Ao executar o seu plano de resolução, comprove cada um dos passos. Pode ver claramente que o passo é correto? Pode demonstrá-lo? Visão retrospectiva Pode verificar o resultado? Pode verificar o raciocínio? Pode obter o resultado de forma diferente? Pode vê-lo com apenas uma olhada? Você pode empregar o resultado ou o método em algum outro problema? (POZO e ECHEVERRÍA, 1998, p.23)

Cuiabá / MT
Especialização: Especialização em Educação Matemática (FIAR)
Professor de MATEMÁTICA, FÍSICA E QUÍMICA. Atendimento todos os dias. >>Não deixe pra última hora! Comece a estudar hoje mesmo! +Acompanhamento mensal / +Revisões para provas +Elaboração de trabalhos / +Curso de Matemática Básica Graduado em Matemática. Pós graduado em Educação Matemática. 10 anos de experiência em ensino de nível Fundamental, Médio, Técnico e Superior.
Matemática para Ensino Fundamental, Matemática para Ensino Médio, Matemática para Enem, Matemática para Concursos, Reforço Escolar em Física, Cálculo Diferencial, Integral
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil