Escrever melhor é preciso!
Por: Douglas M.
11 de Março de 2019

Escrever melhor é preciso!

Não precisa ser tão difícil

Redação Geral

Olá! Meu nome é Douglas William Machado e este é o primeiro artigo para esse glorioso site. Quero falar de um dos meus assuntos favoritos: ESCRITA! Escrever é algo que nós precisamos fazer mais cedo ou mais tarde na vida, ao menos na maioria das profissões, e mesmo fora do trabalho nas nossas vidas pessoais diárias. Quem, afinal, nunca passou por perrengues pessoais por simples falhas de comunicação?

Escrever em geral é visto como algo difícil, nada prazeroso, torturante até... mas isso não precisa ser assim. Infelizmente nosso modelo educacional e cultural AINDA não favorece um pensamento diferente. As coisas já foram piores, entretanto, hoje em dia percebe-se que os alunos escrevem bem melhor do que há 20, 30 anos (abaixo eu explico a razão pela qual não vou colocar fontes nem nada assim nos meus textos aqui - google tá aí para uma rápida pesquisa que sana a maioria destas dúvidas). Desde muito cedo nós somos forçados a ler e a escrever, mas por não sabermos exatamente a razão pela qual necessitamos destas atividades acabamos frustrados e a última coisa que queremos é fazê-las.

Vou usar este espaço não apenas para dicas de escrita, estrutura, gramática, normas e textos em geral, mas principalmente para discutir como é possível melhorar nossa escrita de forma natural e não traumática; também para discutir o que é a escrita, como ela se desenvolveu e quais são algumas das técnicas utilizadas hoje em dia para transmitir informação escrita de modo relevante, objetivo e preciso. 

Eu sou professor. Entretanto, nem sempre quis ser professor e na maior parte da minha graduação (feita na Unioeste de Cascavel, no Paraná, em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas) rejeitava essa possibilidade e não era o maior fã da língua portuguesa em si. O que eu gostava era de ler literatura. Eventualmente percebi que eu tinha certa facilidade na escrita, apesar de, na faculdade, não haver estudado a fundo a língua (minhas notas de produção textual e sintaxe que o digam, rs). Logo, chamo atenção neste post à forma mais eficiente de praticar escrita:

 

LEITURA.

 

Leia. Tudo que for possível. Leia muito, livros, sites, o que for. Como professor de línguas trabalho com a questão de que quanto mais o sujeito OUVIR a língua que busca aprender mais vai ser possível FALAR adequadamente, uma vez que nosso cérebro passa por um processo de assimilação que tem na imitação uma parte fundamental do aprendizado.

 

Então OUVIR está para FALAR assim como LER está para ESCREVER.

 

As pessoas que são capazes de ouvir acabam tornando o processo da fala muito natural, pois acabamos ouvindo muito todos os dias, caso façamos parte regular da sociedade na qual estamos inseridos. Já a questão da leitura pode ser muito negligenciada. É fácil conhecer alguém que simplesmente não lê nada nos seus dias. E também é fácil conhecer alguém estudando para vestibular, ou mesmo dentro de universidades ou que estuda para concursos públicos, que tem enormes dificuldades de escrita APESAR de praticar a escrita em si intensamente. A prática da escrita COM A ESCRITA, caso não seja conciliada com um hábito intenso de LEITURA, acaba por ser meramente uma prática mecânica, em que você é capaz de melhorar sua caligrafia mas não o conteúdo ou a forma do que você escreve. 

Perceba, há uma extensa bibliografia que fala sobre estes assuntos e que pode ser encontrada na internet. Este blog, entretanto, pretende ser um local de leitura não tão densa, com conteúdos mais leves e rápidos. Buscamos ser dinâmicos e nos adequar ao ritmo de vida do sujeito que precisa da escrita nos seus dias.

Por hoje é isso, apenas um post rápido e a dica MAIS FUNDAMENTAL DE TODAS para você que busca melhorar sua escrita. No mais, entre em contato e deixe sua opinião sobre o assunto e não hesite em procurar o MSE para o melhor assessoramento textual que você pode encontrar! :)

LEIA!

R$ 50 / h
Douglas M.
Curitiba / PR
Douglas M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Mestrado: Letras Português/Inglês (UNIOESTE)
Aprenda A APRENDER inglês! Professor mestre em Letras Português/Inglês e com mais de 8 de experiência. Método online único!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil